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Título: A utilização do jogo: estratégias de sucesso, como ferramenta de ensino de administração geral.
Título(s) alternativo(s): Using the game: successful strategies as a general administration teaching tool.
Autor(es): ALVES, Beatriz Ciqueira
GONÇAVES, Elaine Ferreira da Rocha
JESUS, Emely Coelho de
ALVES, Fabiana Joao
MARTINS, Fabricio Antonio de Oliveira Barchi
COSTA, Fernando Francisco
SANTOS, Heloísa Raquel dos
Orientador(es): ANDRADE, Alecsandro Michael de
Tipo documental: Outro
Palavras-chave: Jogos;Estratégia organizacional
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: 095
Referência Bibliográfica: ALVES, Beatriz Ciqueira et. al. A utilização do jogo: estratégias de sucesso como ferramenta de ensino de administração geral.,2024.Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcadia Neto, Assis, 2023
Resumo: A experiência em sala de aula e as observações mostram que as aulas expositivas não são mais suficientes para contribuir com o ensino. Uma das possibilidades é a utilização de jogos como ferramenta para auxiliar este processo. Para isto, deve-se superar os métodos tradicionais de ensino e buscar maneiras para engajar e mobilizar os alunos nas atividades educacionais, criando um ambiente cada dia melhor. Os resultados obtidos apontam que as metodologias ativas são formas diferenciadas de aprendizado e determinante para que professores tenham um maior engajamento, ampliando o desenvolvimento e o protagonismo do aluno por meio da participação ativa nas aulas e projetos por meio da criação de jogos, em especial a de tabuleiro, tendo como principal característica uma alternativa viável para auxiliar no ensino e construção do conhecimento dos conceitos e técnicas de Administração e Contabilidade de forma desafiadora, porém aplicável, simples, fácil, divertida, dinâmica e prática. Logo, pode-se inferir que a criação e utilização de jogos tem possibilidades de ser utilizado em contexto do ensino, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos.
Classroom experience and observations show that lectures are no longer sufficient to contribute to teaching. One of the possibilities is the use of games as a tool to help this process. To achieve this, traditional teaching methods must be overcome and seek ways to engage and mobilize students in educational activities, creating an increasingly better environment. The results obtained indicate that active methodologies are different forms of learning and decisive for that teachers have greater engagement, expanding student development and protagonism through active participation in classes and projects through the creation of games, especially board games, having as its main characteristic a viable alternative to assist in teaching and building the knowledge of Administration and Accounting concepts and techniques in a challenging, but applicable, simple, easy, fun, dynamic and practical. Therefore, it can be inferred that the creation and use of games has possibilities of being used in a teaching context, contributing to the teaching process and learning of teachers and students.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22016
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