Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21701
Título: Gestão da ecoeficiência: um estudo nas indústrias sucroalcooleira na região noroeste paulista
Autor(es): OLIVEIRA, Mauricélia da Silva
Orientador(es): SCARSIOTTA, Luciana Passos Marcondes
Outro(s) contribuidor(es): MELO, Sandra Maria de
TEIXEIRA NETO, Euclides
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestão ambiental;Usina açucareira
Data do documento: 2016
Editor: 177
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Mauricélia da Silva. Gestão da ecoeficiência: um estudo nas indústrias sucroalcooleira na região noroeste paulista. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em Biocombustíveis) - Fatec Araçatuba - Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado, Araçatuba, 2016.
Resumo: A ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida da empresa. Este estudo buscou analisar se as indústrias sucroalcooleiras do noroeste paulista desenvolvem processos que reduzem a utilização dos recursos naturais, diminuindo os impactos ambientais resultando em benefícios tanto ecológico como econômico. Para tanto optou-se inicialmente pela pesquisa bibliográfica e descritiva e em um segundo momento a pesquisa de multicasos com a utilização da técnica de questionário estruturado enviado aos gestores das empresas sucroalcooleiras do noroeste paulista. Conclui se que modelo de Gestão Ambiental ecoeficiente no setor sucroalcooleiro ainda é uma forma de gestão relativamente nova. Isso foi comprovado pela pouca disponibilidade de material científico abordando o tema e a prática, ainda pouco desenvolvidos, nas empresas. Como se pôde comprovar pelo estudo, muitos dos processos efetuados pelas usinas na verdade, são meios de descarte de alguns de seus subprodutos. Mesmo as empresas tendo um projeto de Gestão empresarial, não foi possível verificar se estes colaboram para a sustentabilidade, pois não comentaram sobre seus investimentos. Enfatiza-se, assim, a necessidade do aprofundamento científico acerca do tema para que o mesmo sirva como alicerce para a real implantação de um modelo de Ecoeficiência na indústria energética do açúcar e do álcool.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21701
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biocombustíveis_2016_MAURICÉLIA DA SILVA OLIVEIRA_Gestão....doc
  Restricted Access
254 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.