Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21663
Título: O impacto das divergências culturais na performance de exportação de empresas brasileiras na União Europeia: uma análise de uma empresa fictícia na Espanha
Título(s) alternativo(s): The impact of cultural differences on the export performance of Brazilian companies in the European Union: an analysis of a fictitious company in Spain
Autor(es): BAPTISTA, Leonardo Machado
Orientador(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alianças estratégicas;Propaganda
Data do documento: 2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BAPTISTA, Leonardo Machado. O impacto das divergências culturais na performance de exportação de empresas brasileiras na União Europeia: uma análise de uma empresa fictícia na Espanha, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: A globalização vem abrindo novas portas às empresas brasileiras para a internacionalização e, consequentemente, a expansão para novos horizontes. Porém, barreiras culturais podem dificultar a entrada dessas empresas em novos mercados. Considerados tais aspectos, o presente estudo tem como objetivo geral expor possíveis barreiras de entrada originárias da divergência cultural entre países, com o objetivo específico de analisar como as divergências culturais impactam na escolha de métodos de promoção/propaganda, assim como na formação de alianças estratégicas no mercado exterior. Deste modo, efetuou-se uma pesquisa em artigos relacionados às duas principais áreas de estudo, utilizando-se da análise de citação, a qual visa focar nos artigos de maior relevância e influência dentro do universo amostral, demonstrando-se os resultados por meio de quadros, a fim de exibir as diferenças que os dois períodos possuem. Identificou-se um vínculo entre as diferenças culturais e a criação de novas alianças, assim como a adaptação das estratégias de marketing. Concluiu-se que as divergências culturais possuem um importante impacto na performance de exportação das empresas e a manutenção de sua vantagem competitiva.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21663
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO MACHADO BAPTISTA.pdf
  Restricted Access
262.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.