Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21520
Título: A engrenagem do ESG e suas contribuições para uma mentalidade social e sustentável
Autor(es): GARCIA, Adrian Caiuan Pinheiro
PARMA, Maria Júlia
Orientador(es): SILVA, Márcia Lázara Pinheiro
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Governança;Meio ambiente
Data do documento: 27-Jun-2024
Editor: 114
Referência Bibliográfica: GARCIA, Adrian Caiuan Pinheiro; PARMA, Maria Júlia. A engrenagem do ESG e suas contribuições para uma mentalidade social e sustentável. 2024. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2024.
Resumo: Este artigo destaca a urgência das empresas em buscar um equilíbrio entre o capitalismo, o meio ambiente e o atendimento ao social, para tanto é necessário que os líderes de grandes negócios compreendam que os consumidores estão mais exigentes com a sustentabilidade, já que a busca desenfreada pelo capital em grande parte promove prejuízos ao meio ambiente, afetando aos seres humanos de modo global. Pensando nisso nasce a Empresa B (B Corps) uma OSCIP (Organização Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como função primordial buscar a promoção de mudança de mentalidade na cultura organizacional das empresas por meio de auditorias de certificação denominada de “B Corp”, sendo este um passo em direção a uma economia mais equitativa e regenerativa, além de contribuir efetivamente para o alcance do Selo ESG (Ambiental, Social e Governança) traçando um caminho para um pensamento inovador, contribuindo para a redução do impacto negativo. Nesse tocante, a metodologia pautou-se em levantar informações sobre a percepção das pessoas sobre o termo ESG, para tanto desenvolveu-se um questionário aplicado para os contatos de WhatsApp e a impressão de QR code para lojistas que trabalham no centro do Munícipio de Jundiaí (SP), obteve-se como resultado a ausência de familiaridade com as práticas ESG, concluindo-se que há necessidade de ampliar a comunicação sobre o tema, além de buscar o engajamento entre público e privado na direção de regular e ampliar o Sistema B
This article highlights the urgency for companies to seek a balance between capitalism and the environment, therefore, it is necessary for leaders of large businesses to understand that consumers are more demanding with sustainability, as the unbridled search for capital largely promotes damage to the environment, affecting human beings globally. With this in mind, Company B (B Corps) was born, an OSCIP (Civil Society Organization of Public Interest) whose primary function is to promote a change of mentality in the organizational culture of companies through an audit certification called “B Corp”, which is a step towards a more equitable and regenerative economy, in addition to effectively contribute to achieving the ESG (Environmental, Social and Governance) charting out a path for innovative thinking, contributing to the reduction of negative impact. In this regard, the methodology was based on gathering information about people's perception of the term ESG, for this purpose a questionnaire was developed applied to WhatsApp contacts and the printing of a QR code to reach people circulating in the streets of Jundiaí (SP) downtown, resulting in a lack of familiarity with ESG practices, concluding that there is a need to expand communication about this topic, besides seeking engagement between public and private sectors in order to regulate and expand System B.
Descrição: Trabalho apresentado no XV FATECLOG
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21520
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.