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Título: O endomarketing como ferramenta de estímulo nas organizações.
Autor(es): GOMES, Brenda de Lima
BLUMER, Kelly Regiane Vieira Martins
SILVA, Melissa Ruivo da
CARMO, Mikaelli Kailani Jesus do
Orientador(es): MACHADO, Joseane Siqueira de Almeida
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Serviço ao cliente;Comunicação
Data do documento: 12-Jun-2024
Editor: 261
Referência Bibliográfica: GOMES, Brenda de Lima; BLUMER, Kelly Regiane Vieira Martins; SILVA, Melissa Ruivo da; CARMO, Mikaelli Kailani Jesus do. O endomarketing como ferramenta de estímulo nas organizações, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2024.
Resumo: A satisfação de um colaborador em uma empresa é fundamental para um clima organizacional agradável, que somente agregará em vários benefícios, tanto para a organização quanto aos seus colaboradores e fornecedores, atingindo por fim o alvo desejado, sendo seus clientes externos. Com esse desejo de sucesso as organizações têm sempre que encontrar ferramentas para alcançar suas metas através de seus colaboradores, e para que eles encontrem no Endomarketing o engajamento necessário que deve ser sempre usada e colocada em prática possui, reconhecendo e dando o devido valor ao seu primeiro cliente interno, sendo este o colaborador. Com o engajamento e uma comunicação interna sem ruído entre os seus colaboradores, torna-se possível que os colaboradores se sintam parte da empresa, estando sempre bem-informados aos seus acontecimentos, se sintam participativos e valorizados. Tendo ciência da estratégia do Endomarketing que a empresa utilizará, é muito mais fácil descrever os planos, ações e metas contidas nessas ações com direito aos feedbacks sem restrições dos funcionários. Cria-se assim a eficácia das ações do endomarketing, já que alcança a satisfação dos gestores, de seus colaboradores e por fim de seus clientes externos. Palavras-chave: Endomarketing; Clientes externos; Clientes internos; Comunicação sem ruído.
ABSTRACT The satisfaction of an employee in a company is fundamental to a pleasant organizational climate, which will only add several benefits, both for the organization and its employees and suppliers, ultimately reaching the desired target, being its external customers. With this desire for success, organizations must always make use of finding tools to achieve their goals through their employees, and for them to find in Endomarketing the necessary engagement that a tool that must always be used and put into practice has, recognizing and giving due value to its first internal customer, this being the employee. With engagement and noise-free internal communication between your employees, it becomes possible for employees to feel part of the company, always being well-informed about its events, feeling participative and valued. Being aware of the Internal Marketing strategy that the company will use, it is much easier to describe the plans, actions and goals contained in these actions with the right to unrestricted feedback from employees. This creates the effectiveness of internal marketing actions, as it achieves the satisfaction of managers, their employees and, finally, their external customers. Keywords: Endomarketing; External customers; Internal customers; Noise-free communication;
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21508
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