Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21275
Title: Brigada nas escolas: Abandono, sinalização e plano de emergência.
Authors: BATISTA, Jonathan Pablo
MACHADO, Leonardo Corrêa
ALEXANDRE, Thiago da Hora
Advisor: MOREIRA, Carolina Sacco
type of document: Artigo científico
Keywords: Segurança;Incêndio
Issue Date: 19-Jun-2024
Publisher: 261
Citation: BATISTA, Jonathan Pablo; MACHADO, Leonardo Corrêa; ALEXANDRE, Thiago da Hora. Brigada nas escolas: Abandono, sinalização e plano de emergência, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2024.
Abstract: O presente trabalho apresenta a integração de uma brigada de incêndio as escolas, sendo elas de ensino básico, avançado ou superior. Este trabalho foi focado na instituição de ensino ETEC Darcy Pereira de Moraes, com o intuito de proporcionar mais segurança aos alunos, professores e funcionários do local, para que se em um possível sinistro, pudesse ter pessoas capacitadas e treinadas em fazer um abandono seguro da área e possivelmente controlar a situação, até a chegada dos corpos de bombeiros e SAMU. Através de um ocorrido na escola Péricles Galvão na cidade de itapetininga-sp, um incêndio no terreno ao lado, fez com que alunos passassem mal inalando a fumaça e professores ficassem sem saber o que fazer, tendo apenas uma sala que fez o procedimento correto para abandono do local. Este acontecimento mostra que essa e outras instituições não estão preparadas para um possível sinistro, já que em um ambiente desse, temos as mesmas características e possíveis risco, iguais a de uma empresa comum. Depois de ter sido realizado um treinamento com as salas diurnas da ETEC, os participantes relataram que este método é de suma importância e que daqui para frente estariam mais seguros a fazer um abando eficaz. Como conclusão o trabalho mostrou-se de suma importância e que as escolas deveriam adotar essa medida afim de proteger todos ao redor, dependendo apenas a colaboração de alunos, professores e terceiros, fazendo com que deixem um legado aos próximos estudantes. Palavras chave: Segurança, incêndio, sinistro.
Abstract This paper presents the integration of a fire brigade into schools, whether they are elementary, advanced, or higher education institutions. The focus was on ETEC Darcy Pereira de Moraes educational institution, aiming to provide increased safety for students, teachers, and staff members. The goal was to ensure that in the event of an emergency, trained individuals would be capable of safely evacuating the area and potentially managing the situation until the fire department and SAMU arrive. An incident at Péricles Galvão School in Itapetininga, SP, where a fire broke out in the adjacent area, caused students to become ill from smoke inhalation, and teachers were unsure how to respond. Only one classroom followed the correct evacuation procedure. This event highlighted that this and other institutions are ill-prepared for such emergencies, despite having similar characteristics and potential risks as typical workplaces. After conducting training with daytime classes at ETEC, participants reported that such methods are crucial and that they now feel more confident in executing effective evacuations in the future. In conclusion, this work has proven to be of paramount importance, suggesting that schools should adopt these measures to protect everyone involved, relying on the cooperation of students, teachers, and other individuals, thereby leaving a legacy for future students. Keywords: Safety, fire, emergency.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21275
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRIGADA NAS ESCOLAS 1.pdf980.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.