Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21028
Título: | Percepção da ergonomia organizacional na escola técnica (ETEC) Professor Alfredo de Barros Santos - Guaratinguetá/SP |
Título(s) alternativo(s): | Perception of organizational ergonomics in the technical school (ETEC) Professor Alfredo de Barros Santos - Guaratinguetá/SP |
Autor(es): | MIRANDA, Alexandre Raphael Lima de |
Orientador(es): | GONÇALVES, Lúcio Gualiato |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Ergonomia;Segurança do trabalho;Qualidade de vida |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Editor: | 026 |
Referência Bibliográfica: | MIRANDA, Alexandre Raphael Lima de. Percepção da ergonomia organizacional na escola técnica (ETEC) Professor Alfredo de Barros Santos - Guaratinguetá/SP. 2024. 18 p. Trabalho de conclusão de curso. Artigo. (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024. |
Resumo: | O objetivo geral a identificação. Através da aplicação de uma pesquisa a situação ergonômica dos postos de estudo dos alunos da ETEC Professor Alfredo de Barros Santos, discutindo aspectos conceituais da ergonomia; com análise da percepção dos alunos em relação a fatores ergonômicos; propondo soluções baseadas nos resultados da avaliação feita na instituição. Com relação a metodologia tem uma abordagem quantitativa. que objetiva quantificar uma problemática e interpretar sua dimensão. Sendo realizadas perguntas de caráter sociodemográfico e ergonômico baseadas nas questões feitas por COUTO 2003, e adaptado pelo autor. Os resultados apontam que a maioria dos entrevistados são do sexo masculino, da faixa etária entre 18 á 25 anos, com a apenas o ensino médio, tendo entre 1 a 2 anos de permanência na escola. Percebem as condições de conforto para conseguir os resultados do dia a dia como regulares e bons, acreditam que os recurso (mídia, lousa, sala) utilizados são entre regulares e bons, para eles a condição dos computadores que se usam no dia a dia são boas, também acreditam que os métodos pedagógicos usados na escola são bons, assim como as menções(notas), o tempo pré-determinado para execução das atividades, a comunicação para execução das tarefas, a intensidade de atividades no dia a dia e o clima organizacional ente alunos e professores. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21028 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
segurancadotrabalho_2024_1_alexandreraphaellimademiranda_percepçãodaergonomiaorganizacionalescolatécnica.pdf Restricted Access | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.