Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20517
Título: Metais pesados em maquiagens infantis: análise quantitativa de As, Cd, Co, Cr, Ni e Pb por ICP-MS
Autor(es): BECKER, Larissa Silva
Orientador(es): JOCA, Jhonny Frank Sousa
PANNIZ, Fernanda Pollo
Outro(s) contribuidor(es): ASSIS, Camila Molena de
ANDRADE, Jony
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Maquiagem;Público infantil;Metais pesados
Data do documento: 2018
Editor: 217
Referência Bibliográfica: BECKER, Larissa Silva. Metais pesados em maquiagens infantis: análise quantitativa de As, Cd, Co, Cr, Ni e Pb por ICP-MS, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2018.
Resumo: O Brasil é um dos maiores consumidores de cosméticos infantis, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possui mais de 3,5 mil produtos cosméticos de uso infantil registrado e dentro deles encontram-se as maquiagens. Os pigmentos e corantes são as matérias – primas essenciais para dar a coloração às maquiagens e devido a isso devem ser controladas devido aos riscos tóxicos que podem ocasionar à pele infantil, como as reações alérgicas denominadas dermatites de contato, por apresentar traços de metais pesados na produção dessas matérias-primas. Este artigo propôs detectar e quantificar a presença de alguns metais pesados dentre eles: Arsênio (As), Cádmio (Cd), Cobalto (Co), Crômio (Cr), Níquel (Ni) e Chumbo (Pb), pelo equipamento analítico multielementar, espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), realizado na Universidade Federal do ABC. Para o estudo foram coletadas maquiagens infantis de mercado local da cidade de Santo André, todas de origem chinesa. Ao todo foram analisadas 3 cores de batom, 3 cores de blushes e 7 cores de sombra. Pode-se concluir que 99,87% das maquiagens encontraram-se dentro das especificações dos limites de impurezas por metais pesados estipulados pela ANVISA e outros órgãos vigentes internacionais. Apena uma sombra da cor laranja teve seu valor muito acima do permitido pelo órgão vigente brasileiro e internacional podendo então ocasionar danos cutâneos à criança.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20517
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LARISSA BECKER.pdf
  Restricted Access
255.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.