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Título: O papel da teoria de gestão de pessoas na capacitação de professores no estudo da libras
Autor(es): ANDRADE, Paulo Leandro de
RODRIGUES, Rhayssa Eduarda
FAUSTINO, Virginia Maria Thomé
COSTA, Isabele Vitória Paz da
SILVA, Rafael de Souza
COSTA, Yasmin Gabriela Gonçalves
Orientador(es): FADEL, Valdiza Maria do Nascimento
Outro(s) contribuidor(es): SANT'ANA, Bruna Elisa Gasparini
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais;Formação continuada de professor;Gestão de projetos
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: 164
Referência Bibliográfica: ANDRADE, Paulo Leandro de et al. O papel da teoria de gestão de pessoas na capacitação de professores no estudo da libras. Orientador: Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 11 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2023.
Resumo: Considerando a importância da inclusão, sobretudo, de pessoas surdas no contexto escolar formal, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar quais tipos de treinamento podem melhorar a comunicação nos processos de ensino e aprendizagem com estudantes surdos. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e na legislação educacional brasileira para compreender as relações entre as teorias e diretrizes legais. Além disso, foram realizados levantamentos de campo com gestores e professores a fim de compreender os principais desafios inerentes à prática educativa e o conhecimento deles sobre a Libras. Por conseguinte, as perspectivas teóricas e práticas apresentadas neste estudo reforçam a importância das teorias de gestão de pessoas para a oferta de treinamento para educadores no estudo da Libras e métodos de ensinos eficazes, promovam a inclusão desta comunidade, apresentando, portanto, significativa relevância social.
Considering the importance of inclusion, especially of deaf people in the formal school context, this research aims to identify which types of training can improve communication in the teaching and learning processes with deaf students. To this end, bibliographic research and studies on Brazilian educational legislation were conducted to understand the relationships between theories and legal guidelines. Additionally, field surveys were carried out with managers and teachers to understand the main challenges inherent to educational practice and their knowledge about Libras (Brazilian Sign Language). Consequently, the theoretical and practical perspectives presented in this study reinforce the importance of human resource management theories for offering training to educators in the study of Libras and effective teaching methods, thus promoting the inclusion of this community and demonstrating significant social relevance.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20052
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