Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19940
Título: Liderança feminina em RH: Por que as mulheres são a maioria nessa área?
Autor(es): MEDEIROS, Isabeli Rolim de Moura
RIBEIRO, Juliana dos Santos
OLIVEIRA, Maria Luiza de Almeida
Orientador(es): ARRUDA, Rejane Aparecida de Oliveira
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Liderança;Mulheres
Data do documento: 4-Dez-2023
Editor: 261
Referência Bibliográfica: MEDEIROS, Isabeli Rolim de Moura; RIBEIRO, Juliana dos Santos; OLIVEIRA, Maria Luiza de Almeida. Liderança feminina em RH: Por que as mulheres são a maioria nessa área?, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2023.
Resumo: Nos dias atuais, diversas organizações incluem mulheres na gestão empresarial de Recursos Humanos, pois estas auxiliam no alcance de melhores resultados mesmo em empresas que muitas vezes se encontram com sua gestão defasada e sem planeamento. Por mais que as profissionais se sobressaíam em sua gestão seguindo fatores como plano de carreira e gerência por competência, há empresas que ainda escolhem a direção masculina como prioridade, ainda que estudos comprovem que as mulheres executam as mesmas funções que os homens, tratando-se de planejamento, competências e liderança. O estudo apresentará a história da mulher no mercado de trabalho, de que maneira diversos obstáculos foram superados consequentemente abrindo portas para a conquista de direitos que incluem futuras gerações de líderes femininas. Esta pesquisa foi realizada com base nas empresas que têm a mulheres como líder desse setor e quais impasses que estas enfrentam. O objetivo é argumentar sobre a direção feminina e o aumento das oportunidades para as demais mulheres que necessitam de encorajamento e voto de confiança das organizações para que em consequência disso haja a promoção feminina em Recursos Humanos. Palavras chave: Liderança; Mulheres; Recursos Humanos, Desafios.
RESUMEN En la actualidad, diversas organizaciones incluyen mujeres en la gestión empresarial de Recursos Humanos, ya que contribuyen a obtener mejores resultados incluso en empresas que a menudo tienen una gestión obsoleta y carecen de planificación. A pesar de que las profesionales se destacan en su gestión siguiendo factores como el plan de carrera y la gestión basada en competencias, aún existen empresas que eligen la dirección masculina como prioridad, a pesar de que los estudios demuestran que las mujeres desempeñan las mismas funciones que los hombres en términos de planificación, competencias y liderazgo. El estudio presentará la historia de la mujer en el mercado laboral, cómo se superaron diversos obstáculos y, en consecuencia, se abrieron puertas para la conquista de derechos que beneficiarán a las futuras generaciones de líderes femeninas. Esta investigación se basó en las empresas que tienen a mujeres como líderes en este sector y en los obstáculos que enfrentan. El objetivo es argumentar a favor de un liderazgo femenino y el aumento de oportunidades para otras mujeres que necesitan el estímulo y la confianza de las organizaciones para promover el liderazgo femenino en Recursos Humanos. Palabras clave: Liderazgo; Mujeres; Recursos Humanos; Desafíos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19940
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDERANÇA FEMININA EM RH Por que as mulheres são a maioria nessa Área 1.pdf306.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.