Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Helena Cibele de Souza-
dc.contributor.authorBARRIL, Mariana da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Pietra Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Rebecca Lara Salmazo-
dc.date.accessioned2024-06-11T18:15:08Z-
dc.date.available2024-06-11T18:15:08Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationBARRIL, Mariana da Silva; SILVA, Pietra Souza; SANTOS, Rebecca Lara Salmazo. Liderança emocional aplicada à pequenos negócios do municipio de Monte Mor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19714-
dc.description.abstractAtualmente, muitas empresas vêm a falência por falta de inteligência emocional por parte dos seus líderes. De acordo com o SEBRAE, a cada dez pequenas empresas abertas apenas duas sobrevivem até o quinto ano de vida por conta de uma liderança desqualificada no ambiente corporativo, impactando socialmente trabalhadores que atuam nestas organizações. Segundo o SEBRAE (2022), a cada dez empregos, seis ou sete são ofertados por pequenos negócios. Considerando os dados apresentados, o objetivo desse projeto é auxiliar os empreendedores e pequenos negócios como colocar em prática, no seu trabalho, a eficiência de uma boa gestão por meio da liderança emocional. Para tal foi idealizado um e-book que possibilitará o autodiagnostico da liderança exercida e indicar meios de aplicação de técnicas para se atingir uma liderança baseada nos pilares da inteligência emocional. O e-book proposto apresenta conteúdo e questões para reflexão dos envolvidos do seu papel como líder, onde o próprio poderá analisar-se, identificar seus possíveis pontos fraco e assim, corrigi-los para que eles não afetem mais diretamente seu negócio. Utilizou-se para o desenvolvimento deste projeto os métodos de pesquisa bibliográfica, de campo, além de entrevistas com profissionais que exercem papel de liderança em seus empreendimentos ou negócios.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, many companies go bankrupt due to lack of emotional intelligence on the part of their leaders. According to SEBRAE, for every ten small companies opened, only two survive until the fifth year of life due to unqualified leadership in the corporate environment, socially impacting workers who work in these organizations. According to SEBRAE (2022), for every ten jobs, six or seven are offered by small businesses. Considering the data presented, the objective of this project is to help entrepreneurs and small businesses how to put into practice, in their work, the efficiency of good management through emotional leadership. To this end, an e-book was designed that will allow the self-diagnosis of the leadership exercised and indicate means of applying techniques to achieve leadership based on the pillars of emotional intelligence. The proposed e-book presents content and questions for those involved to reflect on their role as a leader, where they can analyze themselves, identify their possible weaknesses and thus correct them so that they do not affect their business more directly. For the development of this project, bibliographic and field research methods were used, as well as interviews with professionals who play a leadership role in their enterprises or businesses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher198pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLiderança emocional aplicada à pequenos negócios do municipio de Monte Morpt_BR
dc.title.alternativeEmotional leadership applied to small businesses in the municipality of Monte Morpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.