Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19446
Título: UX Design: possíveis relações e conexões com outras áreas
Título(s) alternativo(s): UX Design: possible relationships and connections with other areas
Autor(es): VALÉRIO, Carlos Henrique Siqueira
Orientador(es): DUCATTI, José Alexandre
MAURO, Paulo Sérgio Gaudêncio
Outro(s) contribuidor(es): SOUZA, Mariângela Catelani
AFFONSO, Francine Borges da Silva Abreu
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Desenvolvimento de software (design);Interação usuário (computador);Marketing
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: 121
Referência Bibliográfica: VALÉRIO, Carlos Henrique Siqueira. UX Design: Possíveis relações e conexões com outras áreas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023.
Resumo: O UX Design é uma área multidisciplinar, onde o profissional tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência ao usuário de determinado produto/serviço. Para isso, utiliza técnicas, conceitos e ferramentas de outras áreas, podendo assim gerar certa confusão sobre sua importância ou área de atuação dentro do ambiente/mercado de trabalho. Levando esse fator em consideração, o objetivo deste estudo é identificar possíveis relações do UX Design com outras áreas (Desenvolvimento, Marketing, Processos, Design Thinking) e compreender como elas acontecem, apontando os fatores que as conectam. O estudo foi desenvolvido de forma hipotético-dedutiva, utilizando informações adquiridas através de pesquisas na internet e coleta de dados qualitativa por meio de um questionário online, padronizado, com foco em área (entrevistados/empresas que atuam nas áreas em estudo). Os resultados foram positivos, onde todas as hipóteses formuladas e conexões/ligações identificadas foram analisadas e confirmadas.
UX Design is a multidisciplinary area, where the professional aims to provide a better experience for the user of a given product/service. To do this, it uses techniques, concepts and tools from other areas, which can generate some confusion about its importance or area of activity within the environment/job market. Taking this factor into consideration, the objective of this study is to identify possible relationships between UX Design and other areas (Development, Marketing, Processes, Design Thinking) and understand how they happen, pointing out the factors that connect them. The study was developed in a hypothetical-deductive way, using information acquired through internet research and qualitative data collection through an online, standardized questionnaire, focusing on area (interviewees/companies that operate in the areas under study). The results were positive, where all the hypotheses formulated and connections/links identified were proven and confirmed.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19446
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
informaticanegocios_2023_2_carloshenriquesiqueiravalerio_uxdesignpossiveisrelacoeseconexoescom.pdf
  Restricted Access
567.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.