Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19293
Título: Automação de serra para cortes de hastes
Autor(es): SILVA, Ademir Pereira da
BARCHI, Anderson
SILVA, Antony Santos da
ARACENA, Daniel Zanotto
SOARES, Ronaldo
Orientador(es): SALVADOR, Gervásio das Neves
Outro(s) contribuidor(es): SALVADOR, Gervásio das Neves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Automação industrial;Automação e controle de processo
Data do documento: Jun-2023
Editor: 126
Referência Bibliográfica: SILVA, Ademir Pereira da; BARCHI, Anderson; SILVA, Antony Santos da, ARACENA, Daniel Zanotto; SOARES, Ronaldo. Automação de serra para cortes de hastes. 2023. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia "Adib Moisés Dib. São Bernardo do Campo, 2023.
Resumo: Para a fabricação de atuadores pneumáticos nas indústrias, é necessário que sejam cortadas hastes cilíndricas de metal sob medida, cujo suas dimensões determinarão o curso de atuação do mesmo numa enorme gama de equipamentos de diversas funções dos mais variados segmentos. Essas medidas devem ser exatas atendendo as padronizações previamente normatizadas de modo que os fabricantes de máquinas as projetem seus equipamentos considerando o uso desses atuadores de acordo com suas dimensões. Atualmente, para a realização do corte das hastes, usa-se máquinas manuais onde o operador, com o auxílio de uma trena comum realiza as medidas, faz as marcações para que então a barra metálica seja posicionada e fixada para a execução dos cortes e obtenção das hastes nas variadas medidas. Nota-se que tal processo é passível de variações nas medidas, uma vez que as medições são realizadas manualmente podendo apresentar inconstâncias. Enxergou-se oportunidades de melhoria nesse processo com o uso de elementos de automação, aliados com os aprendizados práticos e teóricos obtidos no decorrer do curso. O objetivo do trabalho é a implementação de elementos como servomotor, CLP (Controlador Lógico Programável) e IHM (Interface Homem Máquina), integrando-os entre si para a obtenção de uma máquina automatizada que possibilite um processo simples, confiável e sobretudo padronizado. As medidas passam a ser obtidas através de comandos na IHM que por sua vez enviam as informações ao CLP, responsável pelo processamento das informações e tomada de decisões, como por exemplo comandar o servomotor para os posicionamentos necessário para a realização dos cortes. É valido ressaltar que, consequentemente o processo trará outros benefícios principalmente ao operador em relação a eliminação de esforços repetitivos.
Descrição: Controlador Lógico Programável
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19293
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - entrega final - automação de serra.pdfControlador lógico programável2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.