Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18892
Título: Tratamento de águas residuais por zona de raízes
Título(s) alternativo(s): Root zone wastewater treatment
Autor(es): COSTA, Isabela Souza
BARRETO, Jaqueline Santana de Sousa
TEIXEIRA, Sara Taline dos Santos
Orientador(es): SANTOS, Washington Luiz Temóteo dos
CASTRO, Marcélio Galvão de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Efluentes;Águas residuárias
Data do documento: Jun-2019
Editor: 165
Referência Bibliográfica: COSTA, Isabela Souza; BARRETO, Jaqueline Santana de Sousa; TEIXEIRA, Sara Taline dos Santos. Tratamento de águas residuais por zona de raízes, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Química) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2019.
Resumo: Elemento indispensável para a vida, à água possui uma longa abrangência nas atividades humanas, onde é aplicada na irrigação, indústrias, construções civis, lazer e recreação, e por fim na mais essencial, o abastecimento. Após a utilização humana em suas diversas atividades, a água potável sofre alterações em suas propriedades físicas, químicas e biológicas, assim classificando-a como efluentes. Portanto o estudo teve como objetivo principal desenvolver um método alternativo, sustentável e econômico, de tratamento de águas residuais, aproveitando-se da capacidade que certas plantas possuem de promover a despoluição das águas. A macrófita aquática empregada para o mecanismo é bastante conhecida por ser abundante em rios e lagoas, nas regiões onde a temperatura é bem elevada. Na metodologia desenvolvida a água coletada da lagoa mais próxima da região, passa por duas etapas, onde a primeira se dispõe de quatro tanques, nos quais estão preenchidos com a macrófita utilizada, conhecida como Aguapé. Neste processo há vazão de um tanque para outro de forma lenta, afim de que seja absorvidas substâncias e realizado a diminuição de bactérias. Já na segunda etapa se encontra o filtro, disposto de areia, pedras, pedregulhos, carvão e algodão para melhores resultados na qualidade da água final. Logo após, análises são realizadas com o propósito de se comprovar o bom desempenho do biofiltro, destacando-se as melhorias na taxa de redução dos coliformes, turbidez, TDS e transparência
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18892
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2019_1_isabela_souza_costa_tratamento_de_aguas_residuais_por_zona_de_raizes.pdf
  Restricted Access
390.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.