Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18711
Título: Escolhas estratégicas para maior economia e agilidade no processo de importação
Título(s) alternativo(s): Strategic choices for greater savings and agility in the import process
Autor(es): SILVA, Paloma Regina Vilela da
Orientador(es): NOGUEIRA, André Meschiatti
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística;Negociação
Data do documento: 2021
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Paloma Regina Vilela da .Escolhas estratégicas para maior economia e agilidade no processo de importação,2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Resumo: A globalização trouxe consigo um cenário mais competitivo para as empresas, por isso companhias do mundo todo buscam constantemente estratégias que as beneficiem em termos de economia e agilidade, fatores fundamentais que resultam em uma maior competitividade. Dessa forma, este estudo visa compreender como as áreas da logística e negociação internacional podem afetar esses fatores, além de analisar dentro da modalidade marítima e aérea e do Incoterm FOB e FCA, qual a melhor escolha para que o processo de importação seja mais ágil e econômico. A pesquisa é baseada em um estudo de caso para analisar as características da empresa fictícia Potira Biojoias e entender o funcionamento do processo de escolha do modal e do Incoterm, e, como embasamento, foram utilizados autores como Ballou, análise de fatores que influenciam na escolha do modal e estudos sobre os Incoterms que mais se adequam às empresas importadoras. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender melhor que, dentro da área logística, a escolha do modal envolvem critérios, como capacitação e velocidade do modal, e variáveis, como prazo e características físicas da mercadoria, que implicam na melhor escolha do transporte e, dentro da área de negócios internacionais, entender que a escolha do Incoterm pelas empresas importadoras envolve a análise e controle dos custos que compreendem o processo de importação
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18711
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma Regina Vilela da Silva.pdf
  Restricted Access
452 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.