Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18625
Título: Avaliação dos impactos na distribuição, rastreabilidade, logística e transporte interno de embalagem de caixas retornáveis, baseada nas normas NBR ISO 9000 e NBR ISO 14000
Autor(es): GIANETTI, Simone
Orientador(es): KATZ, Ieoschua
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Embalagens;Logística
Data do documento: Nov-2010
Editor: 112
Referência Bibliográfica: GIANETTI, Simone. Avaliação dos impactos na distribuição, rastreabilidade, logística e transporte interno de embalagem de caixas retornáveis, baseada nas normas NBR ISO 9000 e NBR ISO 14000, 2010. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2010.
Resumo: Diversas considerações sobre a abertura e a globalização da economia têm sido discutidas ao longo desta década nas pequenas empresas nacionais que passaram a buscar novos referenciais para a sua atuação. Uma das limitações observadas nas empresas brasileiras quanto às possibilidades de evolução em termos logísticos, é a sua estrutura organizacional. A logística interna promove a organização do processo produtivo por meio do planejamento do fluxo de produção e uma série de outras ações que visam à otimização dos processos. Dentre essas ações, pode-se destacar a escolha de embalagens que consigam ao mesmo tempo reduzir impactos ambientais e custos. Pode-se citar também a distribuição interna dessas embalagens para atendimento às linhas de montagem, que se não for realizada corretamente, pode ser responsável pelo não atendimento aos prazos de produção. Nesse contexto este trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos da utilização de ferramentas logísticas e suas implicações na cadeia de suprimentos através de uma proposta de substituição de embalagens plásticas por caixas retornáveis. Além da avaliação da viabilidade econômica dessa proposta, o estudo analisou várias melhorias no transporte interno da empresa, além de redução nos impactos ambientais causados pelo processo anterior. Para o processo produtivo, o estudo baseou-se na norma NBR ISO 9000 e utilizou ferramentas como Just in Time e Kaizen para propor melhorias no processo produtivo. Já para a análise dos impactos ambientais, o estudo foi baseado na norma NBR ISO 14000, onde foi possível a implantação de um sistema de rastreabilidade através de código de barras para o controle e análise dos impactos causados pela nova proposta.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18625
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE GIANETTI monografia.pdfAvaliação dos impactos na distribuição, rastreabilidade, logística e transporte interno de embalagem de caixas retornáveis, baseada nas normas NBR ISO 9000 e NBR ISO 140002.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.