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Título: A importância da Gestão de pessoas na capacitação dos colaboradores para o atendimento do cliente PCD: no comércio vestuário de Lorena
Título(s) alternativo(s): The importance of people management in the training of employees for the service of the PCD customer: in the clothing trade of Lorena
Autor(es): SILVA, Heloisa Brandão Rodrigues da
MARTINS, Isaque Nicolas Vigilato
SILVA, Jessica Alexssandra Rodrigues da
DIAS, Jéssica Letícia da Silva
Orientador(es): MORAIS, Leonidas Magno de
SILVA, Elton Orris Marinho da
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Varejo;Recursos humanos;Comércio
Data do documento: Dez-2023
Editor: 240
Referência Bibliográfica: SILVA, Heloisa Brandão Rodrigues da; MARTINS, Isaque Nicolas Vigilato; SILVA, Jessica Alexssandra Rodrigues da; DIAS, Jéssica Letícia da Silva. A importância da gestão de pessoas na capacitação dos colaboradores para o atendimento do cliente PCD: no comércio vestuário de Lorena. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2023.
Resumo: O seguinte artigo apresenta um aspecto fundamental da gestão de pessoas, com foco no treinamento e desenvolvimento, sendo sua finalidade demonstrar como as empresas do varejo vestuário podem capacitar seus colaboradores para melhorar seu atendimento à PCDs, afinal, esse mercado exige que o cliente experimente, sinta, veja ou ouça sobre as vestimentas que deseja consumir. A metodologia consistiu no método fenomenológico, com perguntas quantitativas e qualitativa, feitas diretamente aos atendentes de 20 lojas do centro da cidade de Lorena - SP, a fim de verificar o preparo dos funcionários em relação ao atendimento à deficientes. Os resultados demonstram que, a maioria dos varejos vestuário do centro de Lorena não capacitam seus colaboradores para atender o cliente com deficiência e concluiu-se que a capacitação dos colaboradores para o atendimento adequado da pessoa com deficiência no comércio vestuário de Lorena, configura-se como um preparo importante do colaborador para o atendimento de qualidade ao cliente com deficiência.
The following article presents a fundamental aspect of people management, focusing on training and development, its purpose being to demonstrate how clothing retail companies can train their employees to improve their service to PWDs, after all, this market requires the customer to experience, feel, see or hear about the garments you want to consume. The methodology consisted of the phenomenological method, with quantitative and qualitative questions, asked directly to the attendants of 20 stores in the city center of Lorena - SP, in order to verify the employees' preparation in relation to serving the disabled. The results demonstrate that the majority of clothing retailers in the center of Lorena do not train their employees to serve customers with disabilities and it was concluded that the training of employees to adequately serve people with disabilities in the clothing business in Lorena is configured as an important preparation of employees for quality service to customers with disabilities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18359
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