Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Guilherme Alves Pires de-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Ruan de Castro-
dc.contributor.authorMACHACA, Daiane Mabel Callisaya-
dc.contributor.authorPESSA, Gabriel Santana-
dc.contributor.authorCAETANO, Gustavo da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Heloisa Vieira de Sousa-
dc.date.accessioned2024-04-30T23:42:11Z-
dc.date.available2024-04-30T23:42:11Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Ruan de Castro; MACHACA, Daiane Mabel Callisaya; PESSA, Gabriel Santana; CAETANO, Gustavo da Silva; SILVA, Heloisa Vieira de Sousa. A abordagem da educação financeira na Etec de Poá. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18161-
dc.description.abstractEntendendo que a educação financeira é o processo pelo qual o indivíduo obtém conhecimentos sobre produtos, conceitos e riscos que envolvem o dinheiro, além de instrução e aprendizagem sobre as melhores formas de administrar sua renda, e reconhecendo que o assunto não é comumente abordado durante a formação acadêmica dos indivíduos, este presente estudo de caráter bibliográfico e análise de dados colhidos na ETEC de Poá, instituição localizada na zona leste da região metropolitana de São Paulo, tem como objetivo identificar qual é o conhecimento dos alunos na faixa de 15 a 26 anos ou mais, sobre o assunto citado inicialmente e trazer soluções para possíveis problemas encontrados de acordo com resposta dos estudantes. Para isso, foram feitos estudos sobre o conceito de educação financeira, investimentos existentes, planejamento financeiro, bem como as consequências da falta de conhecimento destas informações.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding that financial education is the process through which an individual obtains knowledge about products, concepts and risks involving money, in addition to instruction and learning about the best ways to manage their income, and recognizing that the subject is not commonly addressed during academic training of individuals, this present bibliographical study and analysis of data collected at ETEC de Poá, an institution located in the east zone of the metropolitan region of São Paulo, aims to identify the knowledge of students aged 15 to 26 or more, on the subject initially mentioned and bring solutions to possible problems encountered according to the students' responses. To this end, studies were carried out on the concept of financial education, existing investments, financial planning, as well as the consequences of a lack of knowledge of this information.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher210pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA abordagem da educação financeira na Etec de Poápt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_novotec_2023_2_andersonruandecastrosilva_aabordagemdaeducacaofinanceira.pdf866 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.