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Título: Implantação de um modelo de gestão no controle de qualidade de recebimento de matéria prima visando otimizar as tarefas do setor
Autor(es): SOLER, José Francisco
Orientador(es): BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Controle de qualidade;Empresas
Data do documento: Jun-2008
Editor: 112
Referência Bibliográfica: SOLER, José Francisco. Implantação de um modelo de gestão no controle de qualidade de recebimento de matéria prima visando otimizar as tarefas do setor, 2008. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2008.
Resumo: O estudo apresentou um modelo para implantação de um sistema de gestão para o controle de qualidade de recebimento em uma indústria encarroçadora de ônibus da cidade de Botucatu-SP. A sistemática adotada foi um modelo para padronização das tarefas do inspetor de qualidade daquele setor de forma a obter maior agilidade, ganho de tempo na execução das tarefas, redução na quantidade de horas extras, aumentando e/ou diminuindo os indicadores do setor. A sistemática também serviu para documentar e preparar o setor para a certificação da empresa conforme a norma internacional ISO 9001:2000. Os resultados obtidos geraram um comparativo histórico como mostram os números nas tabelas, os quais indicaram boa tendência para o sistema implantado atingir os seus objetivos que são a redução de custos e desperdícios. Citamos como principais o número de ocorrências de fornecedores que apresentou queda de 56,5 %, peças devolvidas ao setor da qualidade para recuperação/reparos queda de 68,7 %, número de produtos sucatados (lixo) queda de 27,8 %, desenvolvimento de novos produtos aumento significativo de 125,0 % e o de inspeção de recebimento que antes à implantação desconhecia-se o número, mas podemos considerar que era muito pequeno e após a implantação com o expressivo número médio de duas mil (2000) inspeções/mês. Sugerimos que a empresa dê continuidade na sistemática desenvolvida, e para trabalhos futuros como forma de melhoria contínua estabeleça para cada índice criado metas e objetivos para se poder mensurar, quantificar e estudar formas para cada vez mais reduzir e evitar as causas dos elevados custos com o desperdício, bem como melhorar a eficiência, flexibilidade e agilidade do setor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18042
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