Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1803
Título: Banco de dados multidimensional
Título(s) alternativo(s): Multidimensional database
Autor(es): MARTINS, Danilo Aspeni de Abreu
Orientador(es): RODRIGUES FILHO, José Alberto Florentino
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Banco de dados
Data do documento: 25-Jun-2008
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MARTINS, Danilo Aspeni de Abreu. Banco de dados multidimensional, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008
Resumo: Num mercado cada vez mais globalizado, e por conseqüência competitivo, o uso eficaz da tecnologia vem se tornando uma saída cada vez mais buscada por empresas que almejam um lugar de destaque perante seu público-alvo. Nessa tendência, os bancos de dados, que outrora serviam apenas como um depósito estruturado, organizado e confiável de informações corporativas, estão se tornando ferramentas de fomento de dados estratégicos, que influenciam sensivelmente nas decisões de uma empresa perante seus clientes, fornecedores e perante a concorrência. O conceito Multidimensional de construção e consulta a banco de dados traz esta proposta. De maneira rápida, descomplicada e eficiente, o empresário ou gestor de um departamento pode ter acesso a várias combinações diferentes de informações de acordo com suas necessidades, e com isso, tomar decisões não somente fundamentadas em percepção pessoal, mas também em dados atuais e tendências que esses dados venham a demonstrar. A proposta deste trabalho é relatar conceitos e recursos possíveis de se usar em um banco de dados multidimensional, seus prós e contras, abordando antes conceitos e fundamentos básicos sobre banco de dados relacional, que ainda é a forma mais comum de construção de bancos de dados encontrada no mercado.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1803
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20081S_MARTINSDaniloAspenideAbreu_TCCPD0912.pdf
  Restricted Access
2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.