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Título: Pessoas com TDAH no mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): People with ADHD in the job market
Autor(es): ROCHA, Mariele Thomaz Barbosa da
Orientador(es): COSTA, Barbara Regina Lopes
Outro(s) contribuidor(es): ARAÚJO, Richard Medeiros
TEIXEIRA, Osmar Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inclusão social;Mercado de trabalho
Data do documento: Dez-2022
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ROCHA, Mariele Thomaz Barbosa da. Pessoas com TDAH no mercado de trabalho, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.
Resumo: O presente trabalho de graduação teve por objetivo analisar a entrada de pessoas com TDAH no mercado de trabalho, com o propósito de identificar como se dá essa inserção e verificar como os gestores das empresas lidam com tal recorrência. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de origem genética, que persiste por toda a vida do indivíduo; tem início na infância e compromete o funcionamento do sujeito em vários aspectos de sua vida; caracteriza-se por três tipos de alterações: desatenção, hiperatividade/impulsividade e combinados ou misto que tem por características a desatenção e hiperatividade/impulsividade juntos. Durante a leitura será possível compreender conceitos sobre inclusão e o mercado de trabalho; e entender também a forma como as pessoas com TDAH se incluem neste cenário. Para chegar nos objetivos pretendidos, foram aplicados dois questionários, um deles foi destinado as pessoas com TDAH, com o intuito de identificar como essas pessoas se sentem no mercado de trabalho e o outro destinado aos profissionais de RH, que visa compreender como os representantes lidam com funcionários que têm o transtorno, gerado pela participação voluntária dos internautas que utilizam as redes sociais virtuais Facebook, Instagram e WhatsApp. Os resultados da pesquisa identificaram que a maior parte dos participantes optou por não contar sobre seu TDAH, relatando sentimento de insegurança, medo de julgamento, exclusão, devido à dificuldade característica do transtorno de inibir as emoções, causando baixa tolerância à frustração. Por meio das respostas dos profissionais de RH, notou-se que grande parte das empresas possuem preparo para lidar com colaboradores com o transtorno, oferecendo algum tipo de ajuste, adaptação ou incentivo para os funcionários. Ainda assim, há organizações que não fornecem nenhum tipo de auxílio nesse sentido, por isso torna-se necessária uma maior atenção a esse público com TDAH, é preciso que os gestores estejam preparados para identificar e lidar com o funcionário que tenha o transtorno, poucos ajustes podem ser suficientes para garantir funcionários altamente criativos, produtivos e cativantes.
This undergraduate work aimed to analyze the entry of people with ADHD into the labor market, with the purpose of identifying how this entry occurs and to verify how company managers deal with this recurrence. The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder, of genetic origin, that persists throughout the individual's life; it starts in childhood and compromises the individual's functioning in several aspects of his life; it is characterized by three types of alterations: inattention, hyperactivity/impulsivity, and combined or mixed, which has inattention and hyperactivity/impulsivity together. During the reading it will be possible to understand concepts about inclusion and the labor market; and also to understand how people with ADHD are included in this scenario. To reach the intended goals, two questionnaires were applied, one of them was aimed at people with ADHD, in order to identify how these people feel in the labor market and the other aimed at HR professionals, which aims to understand how representatives deal with employees who have the disorder, generated by the voluntary participation of Internet users who use the virtual social networks Facebook, Instagram and WhatsApp. The survey results identified that most participants chose not to tell about their ADHD, reporting feelings of insecurity, fear of judgment, exclusion, due to the characteristic difficulty of the disorder to inhibit emotions, causing low tolerance to frustration. Through the responses of HR professionals, it was noted that most companies are prepared to deal with employees with the disorder, offering some kind of adjustment, adaptation or incentive for employees. Still, there are organizations that do not provide any kind of help in this regard, so it becomes necessary to give more attention to this public with ADHD, it is necessary that managers are prepared to identify and deal with the employee who has the disorder, a few adjustments may be enough to ensure highly creative, productive and captivating employees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17759
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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