Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1768
Título: Computação ubíqua: a interação entre o homem e a máquina
Título(s) alternativo(s): Ubiquitous computing: the interaction between man and machine
Autor(es): RIBEIRO, Elizângela Cristina
Orientador(es): CAVALCANTE, Wagner Siqueira
Outro(s) contribuidor(es): HAYASHI, Mário Terushiko
CRUZ, Benedito Aparecido
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computação ubíqua;Interação homem-computador
Data do documento: 14-Nov-2008
Editor: 004
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, Elizangela Cristina. Computação ubíqua: a interação entre o homem e a máquina, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008
Resumo: A partir do momento em que uma tecnologia é criada, o intuito dos criadores é de que ela seja utilizada em sua máxima performance para que se possa obter os melhores resultados possíveis dentro daquilo que foi proposto. O que dizer então da união entre várias tecnologias funcionando juntas paralelamente, sendo fundidas em uma só? Esta possibilidade tornou-se real através de uma união “ubíqua” entre algumas tecnologias, ou seja, uma união onde estas tecnologias pudessem estar disponíveis em todo o lugar, o tempo todo, fazendo com que, quando utilizadas em conjunto proporcionam resultados muito mais poderosos do que se funcionassem separadamente. Por este motivo a Computação Ubíqua é hoje uma das tecnologias em maior expansão e tudo indica que continuará crescendo devido ao seu grande campo de pesquisa e desenvolvimento. Seu objetivo é criar uma interação entre ser humano e máquina que seja imperceptível, integrando a tecnologia aos mais diversos objetos utilizados no cotidiano, não apenas em empresas e instituições mas, em residências e ambientes públicos também. Existem alguns desafios a serem vencidos e algumas limitações a serem exploradas, tais como a fonte de energia e as linguagens de programação disponíveis para o desenvolvimento de sistemas ubíquos. O que não se imaginava é que pudessem surgir efeitos colaterais advindos de toda essa conectividade disponibilizada com a tecnologia, o que acaba sendo preocupante.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1768
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20082S_RIBEIROElizangelaCristina_TCCPD0931.pdf
  Restricted Access
1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.