Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1737
Título: Biometria nos sistemas computacionais
Título(s) alternativo(s): Biometrics in computer systems
Autor(es): COTOFARON, Cintia Milena
Orientador(es): MARTINS JÚNIOR, Alberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Biometria
Data do documento: 1-Dez-2009
Editor: 004
Referência Bibliográfica: COTOFARON, Cintia Milena. Biometria nos sistemas computacionais, 2009. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2009
Resumo: A segurança nos sistemas computacionais muitas vezes exige muito custo, porem é a garantia de sobrevivência que uma corporação pode ter, e mesmo com toda essa garantia qualquer sistema pode estar vulnerável a receber ataques ou tentativas de fraudes.Devido a isto, a segurança computacional deve ser vista como opção estratégica e não apenas tecnológica ou gerencial. Entretanto para tornar um sistema computacional seguro, exige muito conhecimento e habilidade, pois qualquer desleixo pode transformar o sistema de uma rede toda inoperante e conseqüentemente prejudicará seus usuários. Além de um profissional capacitado, é imprescindível o uso de ferramentas apropriadas que façam com que os sistemas funcionem de forma rápida, segura e precisa. Com base neste contexto, surgiu à biometria, uma tecnologia que traz maior segurança em sistemas computacionais e também, para os próprios seres humanos. Esta tecnologia tem a função de identificar, autenticar e verificar indivíduos através de equipamentos de alta tecnologia, chamados de sistemas biométricos.A biometria proporciona segurança nos sistemas e assim as pessoas poderão ter a oportunidade de estarem seguras também. Infelizmente por causa de uma série de fatores existentes no mundo, atualmente as pessoas sejam elas das áreas tecnológicas ou necessitam de proteção.Esta monografia é apresentada de forma simples, para que sejam esclarecidas as principais características da biometria e do funcionamento dos sistemas biométricos, assim o leitor poderá tirar dúvidas e adquirir conhecimentos através dos tópicos citados.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1737
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20092S_COTOFARONCintiaMilena_TCCPD1048.pdf
  Restricted Access
549.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.