Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16737
Título: Boitel sistema de confinamento terceirizado, análise de dois sistemas de engorda, visando a melhor opção para o pecuarista
Autor(es): OLIVEIRA, Gustavo da Silva de
Orientador(es): TONIN, Fábio Bechelli
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Confinamento animal;Produção animal
Data do documento: 2016
Editor: 112
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Gustavo da Silva de. Boitel sistema de confinamento terceirizado, análise de dois sistemas de engorda, visando a melhor opção para o pecuarista, 2016. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2016.
Resumo: O confinamento começou de forma empresarial no Brasil por volta de 10 anos, apresentando resultados promissores, mas para tal, exige um trabalho profissional e muito cuidado no manejo dos animais. O confinamento é uma pratica utilizada em muitos países há bastante tempo, consiste em levar o gado criado de forma extensiva a partir de certa idade, para espaços menores, é fornecida grande quantidade de alimentos no cocho, estimulando assim o ganho de peso em pouco tempo, sendo que os animais entram no confinamento em torno de 12@. O confinamento empresarial consiste com que o produtor trabalhe de três maneiras para completar os currais, onde se encontram animais próprios, animais que estão pagando diárias podendo ter também uma parceria com outros produtores, os bois são pesados na entrada, e essas @ ficam para o dono dos animais, as @ agregadas, uma porcentagem fica para o confinamento, as vantagens são que os animais em época da estiagem, onde os pastos apresentam baixa produtividade de matéria verde, mantendo o peso corporal dentro do confinamento por conta do fornecimento de volumosos e concentrados, antecipação de receita, pois o abate é feito em curto prazo 90 dias, alívio da pastagem que estão secas, para uma recuperação mais rápida da matéria verde, além disso, ocorre à diminuição de pisoteio dentro da fazenda em uma época muito critica que é a época da estiagem. Foi realizado um estudo de caso referente aos dados coletados de um confinamento localizado em Barra do Garças – MT, com dois sistemas de contrato de engorda, pagamento de diária e parceria. Média de peso ganho por animal dia. O estudo feito através de 20 animais de raça nelore, com peso médio de entrada no confinamento de 360 Kg e ganho esperado de 1,5 Kg por animal/ dia, período de terminação 90 dias, atingindo o peso bruto de abate de 495 Kg, uma atividade que nos mostrou resultados positivos, podendo-se obter um retorno do capital investido de 4,67% á 4,78% a.m.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16737
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO DA SILVA DE OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
Boitel sistema de confinamento terceirizado, análise de dois sistemas de engorda, visando a melhor opção para o pecuarista657.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.