Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16623
Title: Fatores e consequências da valorização imobiliária rural na região de Botucatu
Authors: ERENO, Júlio César
Advisor: MENDES JUNIOR, Antonio Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Agronegócio;Propriedade rural;Preços
Issue Date: Jun-2013
Publisher: 112
Citation: ERENO, Júlio César. Fatores e consequências da valorização imobiliária rural na região de Botucatu, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia em Botucatu, 2013.
Abstract: O agronegócio vem contribuindo de maneira expressiva no crescimento produtivo nacional e contribuindo assim com o saldo positivo na balança comercial. O desempenho do agronegócio brasileiro, sua repercussão e notoriedade mundial ocorreram devido à competência adquirida que foi comprovado através dos últimos resultados apresentados e a contribuição do agronegócio no PIB brasileiro dos últimos anos, o potencial que o Brasil tem em seu quase 130 milhões de hectares não usados no cerrado, bem como 170 milhões de hectares de pastagens, e parte disso pode ser convertida para produção de grãos e outras culturas. Na região de Botucatu, destacam-se as atividades dentro do agronegócio: a silvicultura, cana-de açúcar, cafeicultura, pecuária, e com grande destaque para a citricultura, que vem expandindo sua área e produção, graças à organização da cadeia produtiva da fruta, domínio da tecnologia de produção e, principalmente, pela condição de ser uma alternativa agrícola em substituição às áreas de pastagens. O presente trabalho teve como objetivo analisar os preços e as tratativas praticadas nas modalidades de comercialização de áreas rurais (compra e venda) e sua valorização, categoria lavoura e pastagem. Visitas ao Sítio Gaivota, (propriedade particular situada no município de Pardinho, Comarca de Botucatu) o trabalho foi elaborado através de entrevistas com os antigos e o atual proprietário, foram necessárias para a elaboração e coleta de dados para o trabalho. O método utilizado foi desenvolvido mediante pesquisa exploratória a partir de documentação direta, pesquisa de campo, visitas ao Sítio Gaivota, propriedade particular situada no município de Pardinho-SP e indireta (pesquisa documental e bibliográfica) e consulta a profissionais com vasta experiência, atuação e conhecimento na área de comercialização de áreas rurais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16623
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIO CÉSAR ERENO.pdf
  Restricted Access
Fatores e consequências da valorização imobiliária rural na região de Botucatu904.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.