Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16299
Título: O estresse no comportamento alimentar
Título(s) alternativo(s): Stress in food behavior
Autor(es): LEONARDO, Mariane Santos
BEZERRA, Monalisa Dantas
SANTOS, Noemi Acsa Moreira dos
SILVA, Pyetra Gabriele Alves da
FERREIRA, Sabrina Souza Santana
Orientador(es): SILVA, Natalia Carvalho da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estresse profissional;Comportamento alimentar
Data do documento: Dez-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: LEONARDO, Mariane Santos. BEZERRA, Monalisa Dantas. SANTOS, Noemi Acsa Moreira dos. SILVA, Pyetra Gabriele Alves da. FERREIRA, Sabrina Souza Santana. O estresse no comportamento alimentar, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: O estresse é a resposta do organismo a estímulos ameaçadores, desencadeando a produção de hormônios, como a adrenalina. O surgimento de eventos traumáticos pode desencadear o estresse, afetando o apetite e contribuindo para problemas de peso. Além de impactar o sistema imunológico, podendo desencadear doenças. A importância da nutrição equilibrada e do acompanhamento nutricional é ressaltada. O estresse no comportamento alimentar é um fator significativo, associado a distúrbios alimentares e problemas de saúde física e mental. O estresse desencadeia alterações no comportamento alimentar, levando a padrões variados, como aumento ou diminuição do apetite. Cerca de 40% das pessoas modificam seus hábitos alimentares sob estresse, e isso está relacionado à liberação de epinefrina, que temporariamente suspende a ingestão alimentar. Também contribui para escolhas alimentares não saudáveis, associadas ao aumento da obesidade. O objetivo do presente trabalho é identificar as consequências do estresse na alimentação. Com objetivos específicos a elaboração de um formulário de pesquisa para avaliar os impactos do estresse no comportamento alimentar, relacionar a interação do estresse e efeitos na saúde e contribuir com a promoção de hábitos mais saudáveis. A metodologia busca entender as consequências do estresse na alimentação, usando um formulário de pesquisa no Google Forms com perguntas fechadas e abertas. Os dados foram analisados quantitativamente e as respostas abertas, qualitativamente. A discussão dos resultados compara respostas, interpreta correlações e relaciona com teorias existentes. A conclusão destaca achados importantes, ressaltando a relevância da conscientização sobre os efeitos do estresse na alimentação e a importância de hábitos saudáveis. A relação entre estresse e comportamento alimentar é complexa e multifacetada. Concluindo, o estresse exerce uma influência significativa no comportamento alimentar e na saúde em geral. Adotar estratégias eficazes de enfrentamento, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana, é fundamental para promover o bem-estar mental e físico. Além disso, a conscientização sobre a relação entre estresse e alimentação pode orientar escolhas mais saudáveis, contribuindo para uma vida mais equilibrada e ativa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16299
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2023_novotec_t_marianesantos_oestresse.pdf870.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.