Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16237
Título: O que vemos e o que comemos: como a visão influencia no paladar
Título(s) alternativo(s): What we see and what we eat: how vision influences taste
Autor(es): SOUZA, Karini Roani de
FEITOSA, Larah Isabelly dos Santos
SARCHI, Lorrani
TEIXEIRA, Sophia Silva
Orientador(es): FIORETI, Ana Paula
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Percepção do paladar;Paladar;Diabetes mellitus;Alimentação
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: SOUZA, Karini Roani de; FEITOSA, Larah Isabelly dos Santos; SARCHI, Lorrani; TEIXEIRA, Sophia Silva. O que vemos e o que comemos: como a visão influencia no paladar. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Resumo: Durante a alimentação, outros sentidos são ativados em conjunto com o paladar, como a visão. Através das cores, a visão influencia no paladar, alterando a percepção dos sabores. Essas questões são abordadas pela neurogastronomia, que estuda as reações cerebrais no ato de alimentar-se. Por isso, o objetivo desse trabalho é inter-relacionar a visão e o paladar, por meio das cores dos recipientes, para reduzir o consumo de açúcares, seguindo recomendações da OMS, pois quando são ingeridos em grandes quantidades rotineiramente, os açúcares causam doenças como Diabetes Mellitus tipo 2. Para tanto, os métodos utilizados com o intuito de demonstrar a influência das cores sobre a refeição, foram a realização de um questionário (Google Forms) contendo questões sobre as cores relacionáveis com cada alimento e um teste de aceitação com alunos do Ensino Médio. No teste de aceitação a receita utilizada foi a de um brigadeiro zero açúcar, que foi degustado pelos participantes em formas com diferentes cores, sendo elas amarelo, rosa claro, verde e vermelho. A escolha das cores se deu por dados que indicam que a cor rosa claro tem a capacidade de intensificar o dulçor dos alimentos, enquanto as outras serviram como base para a experiência. Os resultados apontaram uma preferência dos comensais pelo brigadeiro servido na forma verde e uma rejeição ao servido na forma amarela. No que se refere ao dulçor, o brigadeiro exposto na forma rosa claro foi o preferido, enquanto o vermelho foi considerado amargo. Ao fim do teste, conclui-se que a cor rosa claro nos recipientes tem a capacidade de interferir positivamente na diminuição do consumo de açúcares, conferindo percepção de dulçor mesmo ao brigadeiro zero açúcar.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16237
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_karinisouza_oquevemoseoquecomemos.pdf546.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.