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Título: A importância do endomarketing em uma empresa de varejo farmacêutico
Título(s) alternativo(s): The importance of internal marketing in a pharmaceutical retail company
Autor(es): MORAES, Tamara Cristina de
Orientador(es): SILVA, Fernanda Reis da
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Fernanda Reis da
BORGUES, Fábio
IGNÁCIO, Eduardo Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Cultura organizacional;Comunicação organizacional
Data do documento: 21-Nov-2023
Editor: 130
Referência Bibliográfica: SILVA, Fernanda Reis da. A importância do endomarketing em uma empresa de varejo farmacêutico. Orientadora: Fernanda Reis da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância do endomarketing em uma empresa do varejo farmacêutico. O conceito de Endomarketing foi concebido com a finalidade de alinhar as perspectivas dos colaboradores, promovendo uma consciência corporativa que esteja em harmonia com os objetivos, visão, missão e valores da empresa, o que cria um ambiente de trabalho positivo. Em essência, o endomarketing representa o marketing direcionado para o interior da organização. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com os colaboradores da empresa. O intuito foi identificar a importância do endomarketing em uma empresa farmacêutica, apresentar as vantagens e desvantagens da sua implementação nas organizações, e demonstrar os benefícios que traz para a motivação dos funcionários. A análise também se concentrou na capacidade das lideranças de efetivamente avaliar a satisfação de seus colaboradores, garantindo que estejam alinhados com os valores e metas da organização. No contexto da indústria farmacêutica, o endomarketing assume uma importância ainda maior devido à sua influência direta na saúde e no bem-estar da população. Importante observar que os resultados indicaram diferentes motivações dentro da organização. Enquanto alguns colaboradores demonstraram valorizar aspectos financeiros em vez de reconhecimento, houve também discrepâncias em relação a uma referência anterior de um dos autores, que contradiziam os resultados do estudo realizado. Neste artigo conseguiu-se abordar o contexto do endomarketing, que ele existe dentro da organização, mas precisa ser melhor trabalhado e estruturada para cada cargo, conseguindo acertar pontos que foram identificados no estudo como falhas.
ABSTRACT: The present work aims to analyze the relevance of internal marketing in a pharmaceutical retail company. The Internal Marketing concept was designed with the purpose of aligning employees' perspectives, promoting a corporate awareness that is in harmony with the company's objectives, vision, mission and values, which creates a positive work environment. In essence, internal marketing represents marketing directed towards the interior of the organization. To achieve this objective, bibliographical research and field research with the company's employees were used as methodology. The aim was to identify the importance of internal marketing in a pharmaceutical company, present the advantages and disadvantages of its implementation in organizations, and demonstrate the benefits it brings to employee motivation. The analysis also focused on the ability of leaders to effectively assess the satisfaction of their employees, ensuring that they are aligned with the organization's values ​​and goals. In the context of the pharmaceutical industry, internal marketing assumes even greater importance due to its direct influence on the health and well-being of the population. It is important to note that the results indicated different motivations within the organization. While some collaborators demonstrated that they valued financial aspects over recognition, there were also discrepancies in relation to a previous reference by one of the authors, which contradicted the results of the study carried out. In this article we managed to address the context of internal marketing, which exists within the organization, but needs to be better worked on and structured for each position, managing to correct points that were identified in the study as flaws.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16164
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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