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Título: A aplicação da inteligência artificial como melhoria da qualidade do atendimento no turismo 4.0
Título(s) alternativo(s): The application of artificial intelligence to improve the quality of service in tourism 4.0
Autor(es): FERREIRA, Paula Estefani
Orientador(es): SILVA, Marcel Santos
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Marcel Santos
CAPELOCI, Eloíza Martins Primo
LUCENA, Gilmar Milewski
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inteligência artificial;Serviço de atendimento ao consumidor;Turismo
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: 130
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Paula Estefani. A aplicação da inteligência artificial como melhoria da qualidade do atendimento no turismo 4.0. Orientador: Marcel Santos Silva. 2023. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Resumo: A pesquisa apresentada tem como principal foco abordar a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no setor do turismo, especificamente no contexto do Turismo 4.0, com o intuito de aprimorar o atendimento ao cliente e oferecer experiências mais personalizadas aos viajantes. O objetivo geral é compreender o impacto da IA em oferecer soluções personalizadas, ágeis e adaptadas às necessidades individuais. Discutir sobre as manifestações em fatos e situações existentes no atendimento ao cliente e na personalização das ofertas turísticas. Para compreender esse fenômeno, foi adotada uma abordagem metodológica híbrida, combinando elementos da pesquisa exploratória e descritiva. Para tal, pretende-se usar uma análise da literatura disponível sobre IA e seu papel no turismo, permitindo identificar oportunidades no uso da IA para aprimorar a experiência do cliente no setor turístico. Os resultados foram apresentados de forma qualitativa, embasados em fontes, como livros, artigos acadêmicos e plataformas especializadas em turismo e tecnologia. Por fim, essa abordagem permitiu uma análise ampla e contextualizada sobre o papel da IA no aprimoramento da experiência do cliente no setor do turismo 4.0. O estudo destaca não apenas a crescente importância da IA, mas também a necessidade de um entendimento mais profundo sobre como ela pode ser aplicada de maneira eficaz no setor. Esta pesquisa oferece insights para orientar futuras investigações e práticas no sentido de aproveitar ao máximo o potencial da IA no setor do turismo.
ABSTRACT: The main focus of the research presented is to address the application of Artificial Intelligence (AI) in the tourism sector, specifically in the context of Tourism 4.0, with the aim of improving customer service and offering more personalized experiences to travelers. The general objective is to understand the impact of AI in offering personalized, agile solutions adapted to individual needs. Discuss the manifestations in facts and situations that exist in customer service and the personalization of tourist offers. To understand this phenomenon, a hybrid methodological approach was adopted, combining elements of exploratory and descriptive research. To this end, we intend to use an analysis of the available literature on AI and its role in tourism, allowing us to identify opportunities in the use of AI to improve the customer experience in the tourism sector. The results were presented in a qualitative way, based on sources such as books, academic articles and platforms specialized in tourism and technology. Finally, this approach allowed for a broad and contextualized analysis of the role of AI in improving the customer experience in the tourism 4.0 sector. The study highlights not only the growing importance of AI, but also the need for a deeper understanding of how it can be applied effectively in the industry. This research offers insights to guide future research and practice towards making the most of the potential of AI in the tourism sector.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16161
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