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Title: Estratégias de planejamento e plano de marketing em uma microempresa do ramo da confeitaria
Other Titles: Planning strategies and marketing plan in a confectionery micro-company
Authors: VALIM, Maria Victória
Advisor: WOIDA, Luana Maia
Other contributor: WOIDA, Luana Maia
CAPELOCI, Eloíza Martins Primo
BORGUES, Fábio
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Planejamento estratégico;Pequenas e médias empresas
Issue Date: 21-Nov-2023
Publisher: 130
Citation: VALIM, Maria Victória. Estratégias de planejamento e plano de marketing em uma microempresa do ramo da confeitaria. Orientadora: Luana Maia Woida. 2023. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Abstract: A administração empresarial se fundamenta em processos gerencias que contribui para a organização, o entendimento e a tomada de decisão que constituindo-se como elementos fundamentais para o crescimento de uma empresa. Este trabalho tem como direção a análise de assuntos que englobam as áreas empresariais, o planejamento estratégico e o plano de marketing. Diante disso, a elaboração de estratégias de planejamento e plano de marketing trazem vantagens para os pequenos negócios, evidenciando a administração gerencial como estratégia para a visão geral da empresa, uma vez que detém de benefícios o conhecimento e aplicação destes processos, visto que auxilia a empresa a reagir mediante às previsões futuras. A metodologia optada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e uma entrevista com questões dissertativas com uso da técnica de análise de conteúdo de forma qualitativa e exploratória das informações. O objetivo que norteiam esse trabalho se caracteriza por analisar os resultados de realização do plano de marketing e do planejamento estratégico em uma pequena empresa e compreender a sua aplicabilidade. Nesse sentido, a análise proporcionou evidenciar a importância em ter o planejamento alinhado e a utilização do plano de marketing dentro do sistema do negócio. Desse modo, obteve-se uma resposta ao problema de pesquisa, que foi quais os efeitos da aplicação do planejamento estratégico e o plano de marketing em uma microempresa, evidenciando as suas objeções na prática e na ação gerencial dentro de um pequeno negócio.
ABSTRACT: Business administration is based on management processes that contribute to organization, understanding and decision making, which constitute fundamental elements for the growth of a company. This work aims to analyze issues that encompass business areas, strategic planning and the marketing plan. In view of this, the development of planning strategies and marketing plans bring advantages to small businesses, highlighting managerial administration as a strategy for the company's general vision, as it benefits the knowledge and application of these processes, as it helps the company to react based on future forecasts. The methodology chosen for developing the work was bibliographical research and an interview with essay questions using the content analysis technique in a qualitative and exploratory way of information. The objective that guides this work is characterized by analyzing the results of carrying out the marketing plan and strategic planning in a small company and understanding its applicability. In this sense, the analysis highlighted the importance of having aligned planning and the use of the marketing plan within the business system. In this way, an answer was obtained to the research problem, which was what are the effects of applying strategic planning and the marketing plan in a micro-enterprise, highlighting their objections in practice and managerial action within a small business.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16158
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