Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTI, Ilka Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorLOPES, Igor Martins-
dc.contributor.authorFONSECA, Leila Aparecida Elias-
dc.contributor.authorROCHA, Leonardo Moreira da-
dc.contributor.authorBORTOTO, Ronaldo Luiz-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Edmildon de Eirós-
dc.contributor.otherPEREIRA, Samáris Ramiro-
dc.date.accessioned2024-02-15T12:07:23Z-
dc.date.available2024-02-15T12:07:23Z-
dc.date.issued2022-12-11-
dc.identifier.citationLOPES, Igor Martins; FONSECA, Leila Aparecida Elias, ROCHA, leonardo Moreira da, BORTOTO, Ronaldo Luiz. Sistema para precificação de produtos e serviços. 2022. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia "Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2022..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16049-
dc.description.abstractOs dois últimos anos (2020/2021) foram transformadores para a população mundial devido à pandemia da Covid-19. Houve, no mundo todo, mudanças significativas de comportamento em todos os âmbitos, principalmente nas relações de trabalho. No Brasil, muitas pessoas começaram a produzir em casa e o empreendedorismo foi fundamental para sobrevivência em meio à crise. Quando se produz em casa, em geral o empreendedor acaba utilizando itens de consumo próprio, não sabe como calcular o custo real do que foi produzido e qual o valor de venda ideal para obter margem de lucro. No entanto, para manter os negócios de forma sustentável, é preciso planejamento e gestão adequada dos recursos obtidos, pois o despreparo pode resultar em falência. Pesquisas em órgãos competentes como o Sebrae mostram que o tempo de vida médio de uma empresa brasileira será de dois anos se o empreendedor não tiver conhecimento de fluxo de caixa, capital de giro, custo de produção, entre outros. Muitas empresas com alta capacidade de desenvolvimento e geração de lucros encerram suas atividades por falta de conhecimento em gestão financeira. Este trabalho propõe a utilização de um sistema para auxiliar a administração dos custos inerentes à produção experimental de bolos, visando a melhor obtenção do lucro e a manutenção dos negócios a longo prazo. O sistema irá realizar cálculos e permitir a aplicação de percentuais adequados, a fim de promover desenvolvimento e controle financeiro do negócio. O foco principal é a precificação de produtos, de forma explicativa, concebida a partir do método hipotético-dedutivo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com vistas ao desenvolvimento de um produto tecnológico para auxiliar a gestão de micro e pequenas empresas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Informática para Negóciospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher126pt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de software (custos)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtos (serviços)pt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleSistema para precificação de produtos e serviçospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.final.2.2022.precificação.pdfprodutos e serviços, precificação1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.