Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15920
Título: Desenvolvimento de estratégia sustentável em logística utilizando ABP e design thinking
Autor(es): MARTINS, Victor Hugo Ferraz de Campos
GONÇALVES, Guilherme Goulart
BATISTA, Lorena Messias
Orientador(es): ASSIS, Camila Molena de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Logística
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: 114
Referência Bibliográfica: MARTINS; Victor Hugo Ferraz de Campos; GONÇALVES, Guilherme Goulart; BATISTA, Lorena Messias. Desenvolvimento de estratégia sustentável em logística utilizando ABP e design thinking. 2023. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Logística) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023.
Resumo: Uma das problemáticas enfrentadas pelos formandos de nível superior é a experiência no mercado de trabalho e a atuação para serem solucionadores de problemas. Observa-se para que isso ocorra, o ensino precisa fazer com que o estudante seja protagonista dentro da sala de aula. O objetivo da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é exatamente esse, trabalhar com problemáticas reais para desenvolver habilidades nos estudantes, fazendo com que atuem como protagonistas da situação, e o professor, somente um mentor dentro desse processo, direcionando o pensamento para trazer as melhores soluções. Para isso, o modelo de pensamento do Design Thinking é uma ótima opção de metodologia ágil para tirar um projeto do papel, trabalhando no desenvolvimento do pensamento crítico e de projetos. O presente trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Integrador II do curso de Logística da Fatec de Jundiaí, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo e o Intra empreendedorismo entre os estudantes. O desenvolvimento foi realizado utilizando problemáticas reais de logística levantadas pelos próprios estudantes através de suas vivências. A sondagem da problemática foi a geração de resíduos dentro do processo produtivo de uma metalúrgica. A solução encontrada foi uma melhoria interna de um processo de determinado sistema e a redução dos resíduos gerados e cumprindo os requisitos de sustentabilidade. O projeto foi concebido durante quatro meses e proporcionou a busca de uma solução socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta. Os resultados demonstraram o engajamento dos estudantes durante todo o desenvolvimento do projeto, além do crescimento do pensamento estratégico, comunicação, liderança, concentração, negociação e inteligência emocional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15920
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.