Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1586
Título: Banco de dados não relacionais: uma alternativa ao tradicional modelo relacional
Título(s) alternativo(s): Non-relational database: an alternative to the traditional relational model
Autor(es): VASCONCELOS JÚNIOR, Joel
Orientador(es): RODRIGUES FILHO, José Alberto Florentino
Outro(s) contribuidor(es): ANDRADE, Kleber de Oliveira
FREITAS, Rogério Nunes de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Banco de dados
Data do documento: 6-Jun-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: VASCONCELOS JUNIOR, Joel. Banco de dados não relacionais: uma alternativa ao tradicional modelo relacional, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: Como resultado do crescimento do tráfego de dados na internet, surgiu a necessidade de sistemas mais flexíveis de gerenciamento de dados e que fossem projetados sob a ótica do cenário atual da tecnologia, diferente dos já tradicionais bancos de dados relacionais. Apesar de algumas empresas já fazerem uso de sistemas gerenciadores de banco de dados que não utilizam o modelo relacional para persistência de dados desde o começo dos anos 2000, tais sistemas foram ganhar popularidade no ano de 2009, ano em que aconteceu uma reunião em São Franscico organizada por Johan Oskarsson, um desenvolvedor de software londrino, e que deu início ao termo NoSQL, utilizado para nomear bancos de dados com várias arquiteturas que não utilizam o modelo relacional para persistir dados. O trabalho atual visa, através de uma pesquisa bibliográfica, conceituar os novos sistemas gerenciadores de dados, chamados de NoSQL. Após conceituar e descrever sobre as várias categorias de banco de dados NoSQL existentes atualmente, o trabalho irá tratar sobre o banco de dados MongoDB, um dos mais usados atualmente, exemplificando o uso do mesmo através de um estudo de caso.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1586
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20131S_VASCONCELOSJUNIORJoel_TCCPD1202.pdf964.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.