Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15152
Título: Protótipo de um secador para os pés
Título(s) alternativo(s): Prototype of a foot dryer
Autor(es): SANTOS, Aline de Arruda
BARROS, Guilherme
INOCÊNCIO, Lucas Cardoso
Orientador(es): DIMAN, Rafael Balan
FERREIRA, Ana Cristina Maurício
ALMEIDA, Rogéria Maria Alves de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Pé;Secadores térmicos;Osteoartrite;Diabetes mellitus;Diabetes insípido;Fungos
Data do documento: 1-Jun-2023
Editor: 196
Referência Bibliográfica: SANTOS, Aline de Arruda; BARROS, Guilherme; INOCÊNCIO, Lucas Cardoso. Protótipo de um secador para os pés. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Resumo: Muitas pessoas possuem problemas para secar os pés em função da perda de mobilidade, quer para se abaixar, levar as mãos aos pés, ou para trazer os pés a altura das mãos. Os motivos dessa dificuldade são os mais diversos, tais como perda da mobilidade em função da idade, osteoartrose de joelho, osteoartrose de quadril, além de artrite reumatóide e obesidade morbida. Essa perda de mobilidade provoca, entre outros inúmeros inconvenientes, a perda de autonomia para simplesmente secar os próprios pés ou colocar remédios tópicos para tratar de uma simples frieira (Tinea pedis). O objetivo desse trabalho é a construção de um secador para os pés, que facilitará para esse público com problemas de mobilidade a manutenção dos pés secos, evitando a propagação de fungos nos pés, que em casos mais graves pode evoluir para uma infecção bacteriana e até amputação. A metodologia do protótipo do secador de pés, trata-se de um equipamento com um formato de caixa, com 34 cm de largura, 19 cm de altura e 30 cm de comprimento. A intenção é que o usuário fique sentado em uma poltrona, sofá ou cadeira e confortavelmente acomode os pés dentro dessa caixa para receber o ar sobre os pés. O piso onde o usuário irá acomodar os pés será do tipo impalets. Foi escolhido esse tipo de piso para facilitar o escoamento de água dos pés. Todo o esqueleto do protótipo, inclusive o piso, será construído em material PLA de impressora 3D, para secar os pés através de ventilação por ar quente, será usado como motor de um secador de cabelo TAIFF R3 5000, U= 127V, I=10,0A f= 50 – 60 Hz, fabricado pela DAIHATSU.De acordo com testes preliminares com o protótipo, pode-se concluir que o sistema de secagem será eficiente, contribuindo para prevenção de doenças na área de podologia.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15152
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasbiomedicos_2023_1_lucasinocencio_prototipodeumsecador.pdf315.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.