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Título: Celulares android como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Android Smartphones as Assistive Technology for Visually Impaired People
Autor(es): AMORIM, Shayanne Crispim de Medeiros
Orientador(es): CANTÓN, Edméa Pujol
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Telefonia móvel;Deficiência visual;Inclusão social
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: 002
Referência Bibliográfica: AMORIM, Shayanne Crispim de Medeiros. Celulares android como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo a compreensão do impacto dos smartphones Android como ferramenta de tecnologia assistiva (TA) para pessoas com deficiência visual, em enfoque nas condições de inclusão social nas áreas laboral e educacional no Brasil. O Estudo partiu de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, e inicialmente buscou-se o entendimento do quadro atual dessas pessoas partindo de uma contextualização histórica desde as primeiras interações sociais com as pessoas com deficiência (PCD), passando por marcos e mudanças da concepção das causas das deficiências, história do avanço educacional para pessoas cegas, culminando na concepção das leis e estatutos vigentes de proteção à PCD. Esta contextualização, seguiu-se de um aprofundamento de conceitos inerentes à PCD, do histórico da expansão digital do país considerando suas limitações temporais e socioeconômicas e do acesso às TA. As etapas seguintes consistiram em esclarecimentos sobre o funcionamento e implementação dos recursos de acessibilidade disponibilizados pela plataforma android e na análise de dados da inclusão de PCD – em particular das pessoas com deficiência visual – nos ambientes escolares e do mercado de trabalho. As narrativas permitiram a identificação de ferramentas de TA, de atributos para implementação de aplicativos acessíveis e de impedimentos à inclusão. Os resultados apontaram para a necessidade do combate à desinformação sobre este público e aos preconceitos enraizados na sociedade que potencializam a exclusão social destas pessoas (racismo, misoginia, etarismo e capacitismo), a importância que a criação e divulgação de ferramentas de TA têm na inclusão laboral de PCD visual e no caso de TA em smartphones android para a inclusão digital nas camadas sociais mais vulneráveis economicamente. Palavras-chave:
This research aimed to understand the impact of Android smartphones as an assistive technology (AT) tool for people with visual impairments, focusing on the conditions of social inclusion in the labor and educational areas in Brazil. The study started from a bibliographic research methodology, and initially sought to understand the current situation of these people starting from a historical context from the first social interactions with people with disabilities (PWD), passing through milestones and changes in the conception of the causes of disabilities, history of educational progress for blind people, culminating in the design of laws and statutes in force to protect PWD. This contextualization was followed by a deepening of concepts inherent to PWD, the history of the country's digital expansion considering its temporal and socioeconomic limitations and access to AT. The next steps consisted of clarifying the operation and implementation of the accessibility features provided by the android platform and analyzing data on the inclusion of PWD – in particular people with visual impairments – in school environments and the job market. The narratives allowed the identification of AT tools, attributes for the implementation of accessible applications and impediments to inclusion. The results pointed to the need to combat misinformation about this public and prejudices rooted in society that enhance the social exclusion of these people (racism, misogyny, ageism and ableism), the importance that the creation and dissemination of AT tools have on inclusion visual PWD work and in the case of AT on android smartphones for digital inclusion in the most economically vulnerable social strata.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14459
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

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