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Título: Sistema de diagnose e sangria de freios automotivos
Autor(es): YAMADA, Fabio Mamoru
SOARES, Victor Vanelli Moura
SILVA, Whashington Luiz Marques da
Orientador(es): VEIGA, Michel Robert
Outro(s) contribuidor(es): KOBA, Clayton
LANGUI, Claudio Alberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Diagnóstico;Automóveis;Freios;Manutenção preventiva
Data do documento: 6-Jun-2023
Editor: 251
Referência Bibliográfica: YAMADA, Fabio; SOARES, Victor Vanelli Marques da; SILVA, Whashington Luiz Marques da. Sistema de diagnose e sangria de freios automotivos, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotiva) - Fatec Taubaté, Taubaté, 2023.
Resumo: O estudo teve como objetivo desenvolver um sistema de diagnose para o sistema freios hidráulicos automotivos, capaz de analisar, auxiliar o reparador, diagnosticar, sugerir a troca do fluido de freio e verificar a pressão hidráulica no sistema, de modo a prevenir possíveis falhas no sistema de frenagem do veículo e aumentando a confiabilidade do sistema e a segurança dos passageiros. A concepção do sistema, surgiu após observarmos que nas oficinas de reparação automotiva, a troca do fluido do sistema de freios é feita frequentemente com o auxílio de dois reparadores, o fluido usado não é testado e somente é analisado a aparência do óleo a olho nu, sem nenhuma métrica ou padronização definida, observamos também que na maioria das vezes o fluído usado é descartado de forma errada, prejudicando o meio ambiente e gerando riscos de acidentes. O sistema de diagnóstico é constituído de sensores, capazes de avaliar a contaminação do fluído hidráulico, LEDs para auxiliar na visualização do nível de fluido no reservatório do veículo, mangueiras, circuitos eletrônicos, um reservatório contendo uma bomba para injetar o novo fluido no sistema hidráulico do carro, um segundo reservatório para armazenagem do fluido usado e um smartphone para controlar, comunicar e exibir os dados dos sensores do sistema de diagnose. O desenvolvimento desta ferramenta irá trazer benefícios para as oficinas mecânicas que não precisarão utilizar dois colaboradores na execução das manutenções no sistema de freio, além de trazer mais transparência no diagnóstico e esclarecer para os clientes o que será feito em seu veículo e o porquê será feito
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14426
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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