Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRÓES, Marco Aurélio-
dc.contributor.authorMEISE, Guilherme-
dc.contributor.otherFRÓES, Marco Aurélio-
dc.contributor.otherGOMES, Cleber Willian-
dc.contributor.otherAOKI, Suelly Midori-
dc.date.accessioned2023-08-09T18:26:03Z-
dc.date.available2023-08-09T18:26:03Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationMEISE, Guilherme. Estudo da viabilidade de um sistema de gerenciamento eletrônico no sistema de arrefecimento dos motores de combustão interna. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 44 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13550-
dc.descriptionThis work aims to carry out a study on the vehicle cooling system, conventionally of mechanical drive, qualified to propose as bases for the development of a cooling system with electronic management. With electronic controls of the thermostatic valve, water pump, electro-fan and temperature sensor, enabling new methods of approach for the vehicle's cooling system, aiming to reduce the loss of mechanical energy of the engine, improving the car performance. This new technology can provide improvements in the thermal exchange that occurs in the cooling system, generating less wear on the vehicle engine, especially on vehicles that face long congestion, thus having an ideal temperature work on the vehicle engine. With this new electronic cooling system, it is possible to reduce engine losses and wear, improve the car's performance, which makes the car more economical, thus lowering the vehicle's gas levels.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa realizar um estudo sobre o sistema de arrefecimento veicular, convencionalmente de acionamento mecânico, visando propor as bases para o desenvolvimento de um sistema de arrefecimento com gerenciamento eletrônico. Com os controles eletrônicos da válvula termostática, bomba d’água, eletro-ventilador e do sensor de temperatura, possibilitando novos métodos de estratégias para o sistema de arrefecimento do veículo, tendo como objetivo a diminuição da perda de energia mecânica do motor, melhorando o desempenho do automóvel. Essa nova tecnologia pode proporcionar melhorias na troca térmica que ocorre no sistema de arrefecimento, gerando um desgaste menor do motor do veículo, principalmente dos veículos que enfrentam longos congestionamentos, assim tendo um trabalho de temperatura ideal no motor do veículo. Com esse novo sistema de arrefecimento eletrônico, é possível baixar perdas e desgastes do motor, melhorando o desempenho do automóvel, o que torna o carro mais econômico, diminuindo assim os níveis de emissões de gases do veículo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectEletrônica (aplicações industriais)pt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectSensores de temperaturapt_BR
dc.subjectSistemas elétricos (gerenciamento)pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEstudos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtos (serviços)pt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de um sistema de gerenciamento eletrônico no sistema de arrefecimento dos motores de combustão internapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELETRÔNICA AUTOMOTIVA - TCC Guilherme Meise.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - TCC1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.