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Título: Marketing de relacionamento sob a ótica do aluno: pesquisa de campo em uma IES pública no interior de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Relationship marketing from the perspective of the student: research in a public HEI in the interior of São Paulo
Autor(es): MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
BRETAS, Jéssica Cristina
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2016
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MORAES, Cristine Carmo Schmidt Bueno de, BRETAS, Jéssica Cristina. Marketing de relacionamento sob a ótica do aluno: pesquisa de campo em uma IES pública no interior de São Paulo. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.4, n.2, p.86-111, set. 2016/mar.2017. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/116/103. Acesso em: 6 de abril de 2017.
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM Americana, v.4, n.2, p.86-111, set. 2016/mar 2017;
Resumo: A crescente competitividade no cenário educacional fez com que as instituições de ensino superior buscassem meios para atrair e manter os alunos de modo a sobreviverem no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relevância da utilização da ferramenta de marketing de relacionamento e quais respostas o estudo do comportamento do consumidor pode proporcionar a esta questão. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica objetivou analisar como as atividades de marketing de relacionamento são desenvolvidas em especial, em uma instituição de ensino, localizada na cidade de Americana. Por meio da aplicação de uma pesquisa de campo com os alunos desta instituição do curso de gestão empresarial utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados com o intuito de averiguar o motivo do aluno optou por esta faculdade, bem como opinião sobre os serviços prestados, como é percebido o relacionamento entre instituição/aluno, a fim de medir tendência de fidelização além de identificar os aspectos que poderiam dar suporte ao desenvolvimento de uma estratégia de marketing orientada ao relacionamento e a compreensão dos fatores que influenciam a decisão e escolha de uma faculdade pelos estudantes. Através de uma metodologia exploratória-descritiva foram pesquisados os alunos regularmente matriculados no curso de gestão empresarial escolhidos através de uma amostragem aleatória. Como resultado identificou-se os principais fatores que podem impactar na estratégia de relacionamento junto ao público-alvo da instituição, bem como que o principal motivo em ingressar em uma faculdade é a busca de crescimento na carreira profissional.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/134
ISSN: 2446-7049
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