Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13473
Título: Comunicação empresarial: como a comunicação interna influencia no sucesso da empresa?
Título(s) alternativo(s): Business communication: how does internal communication influence the success of the company?
Autor(es): MIRANDA, Maria Carolina de Andrade
TANAKA, Milena Akiko
Orientador(es): SILVA, Sílvia Aparecida José e
Outro(s) contribuidor(es): PINTO, Renan Mercuri
BEDIN, Maria Camila
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação organizacional;Endomarketing
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MIRANDA, Maria Carolina de Andrade, TANAKA, Milena Akiko. Comunicação empresarial: como a comunicação interna influencia no sucesso da empresa?, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2023
Resumo: A comunicação é um processo fundamental na experiência humana e na organização social, envolvendo a troca de informações entre pessoas. No ambiente corporativo, a comunicação interna desempenha um papel essencial para o bom funcionamento da empresa, evitando ruídos e garantindo um bom ambiente de trabalho. Investir em comunicação interna e endomarketing melhora o engajamento dos funcionários, a produtividade e a rentabilidade da empresa. Este trabalho de graduação tem como objetivo apresentar os conceitos de comunicação empresarial, destacando sua importância na gestão administrativa e expor um plano de comunicação interna do autor Maurício Tavares como guia para outras empresas. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos da FATEC Americana e análise dos resultados, visando identificar possíveis soluções para melhorar a comunicação interna nas organizações.
Communication is a fundamental process in human experience and social organization, involving the exchange of information between people. In the corporate environment, internal communication plays an essential role for the smooth running of the company, avoiding noise and ensuring a good working environment. Investing in internal communication and endomarketing improves employee engagement, productivity, and company profitability. This graduation work aims to present the concepts of business communication, highlighting its importance in administrative management and to expose an internal communication plan by the author Maurício Tavares as a guide for other companies. In addition, a field research was conducted with students of FATEC Americana and analysis of the results, aiming to identify possible solutions to improve internal communication in organizations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13473
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20231S_Maria Carolina de Andrade Miranda_OD1468.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Maria Carolina de Andrade Miranda.pdf
  Restricted Access
366.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.