Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13069
Título: Seu estudo com liberdade e foco - S.E.L.F
Título(s) alternativo(s): Your study qith freedom and focus - S.E.L.F
Autor(es): CALDEIRA, Rodrigo Ferreira
PEIXOTO, João Nogueira Acioli
SILVA, Leonardo Ferreira Nascimento da
SILVA, Max Keven de Jesus
SILVA, Vinicius Saldanha
TAMARINDO, Lucas Rafael Silveira
Orientador(es): VOTTO FILHO, Rodolfo
Outro(s) contribuidor(es): ARAÚJO, Manuel Messias Pereira
VOTTO, Lucas Candido
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Desenvolvimento de software (educação);Ensino e aprendizagem;Estudantes;Psicologia
Data do documento: 10-Dez-2022
Editor: 293
Referência Bibliográfica: CALDEIRA, Rodrigo Ferreira; PEIXOTO, João Nogueira Acioli; SILVA, Leonardo Ferreira Nascimento da; SILVA, Max Keven de Jesus; SILVA, Vinicius Saldanha; TAMARINDO, Lucas Rafael Silveira. Seu estudo com liberdade e foco – S.E.L.F, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) Etec de Taboão da Serra, Taboão da Serra – SP, 2022.
Resumo: Ao longo deste trabalho, será apresentado o processo de aprendizagem e as bases neurais do cérebro humano, bem como tecnologias atuais e excessos de informação da modernidade que atrapalham este processo, utilizando essa base como fundamentação para a criação do aplicativo SELF, como neurologia e psicologia aplicada ao aprendizado, além de cumprir a função de espaço organizado e auxiliador do foco para o autodidatismo, sendo a aplicação um meio de amenizar as dificuldades de aprendizado e memorização autodidata, senda essa a principal problemática abordada e o foco do trabalho. As pesquisas direcionadas ao público-alvo (de faixa etária e ocupação profissional não específicas com tendências autodidatas) mostram a pertinência do projeto evidenciando os dificultadores do aprendizado para a maioria das pessoas sendo elas as tecnologias do dia a dia que prendem a atenção do indivíduo de forma viciante, a falta de acompanhamento do seu progresso trazendo uma desmotivação que atrapalha a continuidade do aprendizado e a falta de reforço periódico do conteúdo aprendido. O projeto utiliza do método Pomodoro, método da repetição espaçada e reforço de conteúdo por meio de flashcards como remediador dos problemas apresentados para melhorar seu desempenho autodidata e facilitando a entrada de novos estudantes à essa prática. Ao longo deste trabalho escrito será também colocado em evidência as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do aplicativo SELF assim como sua lógica de funcionamento, seu embasamento científico para o desenvolvimento das funcionalidades e sua fundamentação em psicologia para a escolha de design, visando trazer uma base sólida para os conceitos de melhoramento efetivo de foco. Para uma maior visibilidade do projeto, foi criado em paralelo ao programa um site informativo e de divulgação do projeto, que, por sua acessibilidade multiplataforma e facilidade de compartilhamento, auxiliará o projeto a chegar em mais pessoas de diversas esferas da sociedade e tornar o acesso ao estudo focado e de maior produtividade o mais diversificado possível, o trabalho mostrará as tecnologias aplicadas para a criação do website e seu funcionamento como canal de divulgação. Palavras-chave: foco, aprendizado, psicologia, desempenho, autodidata, estudante
Throughout this paper, will be presented the learning process and the neural basis on the human brain, as well as the actual technologies and the informational overflows of the actual society who disturbs that process, using that as basis for the creation of the SELF application, as applied neurology and psychology on learning in addition to supply the function of focus helper and organized space for the self-learning practice, thus supplying the need of an application who ease those difficulties as principal problematic addressed and focus of the paper. The research done on the target audience (non-specific age group and professional occupation with self-taught tendencies) showed the project relevance pointing the learning difficulties for most of the people being them the lack of reinforcement on the past learned subject, the day-by-day technologies who trap people by addicting them and the lack of progress accompanying that brings a demotivation to the continuity of the study. The project uses the Pomodoro method, the spaced-repetition method and reinforcement of subjects by flashcards revisions, as presented problems relievers to improve the student’s performance on the self-learning process and smoothing the entry of new students to this practice. Throughout this written work, the technologies used in the development of the SELF application will also be highlighted, as well as its operating logic, its scientific basis for the development of functionalities and its foundation in psychology for the choice of design, aiming to provide a solid basis for the concepts of effective focus improvement. For greater visibility of the project, a website for information and dissemination of the project was created in parallel with the program, which, due to its multi-platform accessibility and ease of sharing, will help the project to reach more people from different spheres of society and make access to the focused study and greater productivity as diversified as possible, the work will show the technologies applied for the creation of the website and its functioning as a advertising channel. Keywords: self-taught, learning process, student, methods, psychology.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13069
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SELF - SEU ESTUDO COM LIBERDADE E FOCO_SELF.pdf5.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.