Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12153
Título: A (Re) organização da comunicação corporativa pós Covid-19
Título(s) alternativo(s): The (Re)organization of corporate communication after Covid-19
Autor(es): RIBEIRO, Grace Carolina da Silva
Orientador(es): CARVALHO, Daltro Oliveira de
Outro(s) contribuidor(es): CARVALHO, Daltro Oliveira de
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
SILVA, Alexandre Gomes da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação interna;Comunicação organizacional;Comunicação na administração;Covid-19;Pandemias
Data do documento: 20-Dez-2022
Editor: 109
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, Grace Carolina da Silva. A (Re) organização da comunicação corporativa pós Covid-19. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022
Resumo: A comunicação é um importante elemento das relações interpessoais, e é fundamental para qualquer negócio seguir adiante. entretanto, a pandemia gerada pela COVID-19, trouxe mudanças na comunicação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão conceitual da transformação da comunicação corporativa pós pandemia, buscando entender de que forma, mesmo remotamente, a participação dos colaboradores impactou na construção de novos modelos de repasse de informações. Dessa forma será realizada pesquisa qualitativa de caráter descritivo, baseada em levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos sobre o assunto. Considerar fatores atuais como novas tecnologias, a saturação de meios e formas de comunicação inseridas neste período para suprir a falta do convívio social e a competitividade do mercado, fez com que o R.H. estivesse mais presente e atento às necessidades dos colaboradores. Desafios como manter o clima organizacional, reforçar a cultura da empresa e ainda ter que lidar com situações extremas de adoecimentos e falecimentos, em meio a um cenário tão negativo, possibilitou que a gestão de Recursos Humanos se tornasse não só necessária, mas uma área estratégica na comunicação interna. Evidenciando que essa nova realidade no mundo corporativo requer investimentos condizentes para planejamento e estruturação de uma comunicação interna eficaz reduzindo o esforço dispensado em resolução de conflitos, melhora do clima organizacional e impactando nos resultados da empresa. Desta forma, é importante o gerenciamento da comunicação interna para que esta tenha o reconhecimento que necessita para tornar-se uma ferramenta estratégica beneficiando as organizações e seus públicos.
Communication is an important element of interpersonal relationships, and it is fundamental for any business to move forward. however, the pandemic generated by COVID-19 brought changes in communication. In this sense, the objective of this study is to carry out a conceptual review of the transformation of post-pandemic corporate communication, seeking to understand how, even remotely, the participation of employees had an impact on the construction of new models for passing on information. Thus, qualitative descriptive research will be carried out, based on bibliographical research in books and scientific articles on the subject. Considering current factors such as new technologies, the saturation of means and forms of communication inserted in this period to overcome the lack of social interaction and the competitiveness of the market, made R.H. be more present and attentive to the needs of employees. Challenges such as maintaining the organizational climate, reinforcing the company's culture and even having to deal with extreme situations of illness and death, in the midst of such a negative scenario, made it possible for Human Resources management to become not only necessary, but a strategic area in internal communication. Evidencing that this new reality in the corporate world requires consistent investments for planning and structuring effective internal communication, reducing the effort spent on conflict resolution, improving the organizational climate and impacting the company's results. In this way, it is important to manage internal communication so that it has the recognition it needs to become a strategic tool benefiting organizations and their audiences
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12153
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
grh_2022-2_grace_lideranca-home-office.pdf
  Restricted Access
624.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.