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Título: Escassez de qualificação profissional e educação corporativa: as novas formas de aquisição de conhecimento na área de TI
Título(s) alternativo(s): Escassez de qualificação profissional e educação corporativa: as novas formas de aquisição de conhecimento na área de TI
Autor(es): RAYMUNDO, Eliane Maria
Orientador(es): TREVELIN, Ana Teresa Colenci
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cultura organizacional;Tecnologia;Treinamento de pessoal;Qualificação profissional
Data do documento: Dez-2022
Editor: 269
Referência Bibliográfica: Raymundo, Eliane Maria, 2022. Escassez de qualificação profissional e educação corporativa. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial). Fatec São Carlos, São Carlos, 2022
Resumo: A área Tecnologia da Informação (T.I) está vivendo um crescente desde o período pandêmico e a expectativa é que o setor cresça ainda mais nos próximos anos. Com isso, a oferta de vagas tende a acompanhar a evolução do mercado, mas esbarra no problema da escassez da mão de obra qualificada. Diante deste cenário promissor, porém, ofuscado pelo apagão da falta de qualificação, a saída encontrada pelas organizações do setor foi capacitar os profissionais “dentro de casa”, ou seja, dentro de suas culturas, a fim de suprir suas necessidades, criando seus próprios programas de capacitação ou adaptando programas já existentes no mercado à realidade de seus próprios negócios. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi explorar essa lacuna na literatura, a fim de propor soluções que auxiliassem na redução da rotatividade de colaboradores, ou seja, no turn-over, bem como elaborar uma nova proposta metodológica acerca do tema educação corporativa. Para tanto, estabeleceu-se um referencial teórico fundamentado em: artigos, livros e periódicos e revistas; um estudo de caso baseado na impressão de 15 colaboradores de três organizações de diferentes setores da área de T.I que foram capacitados por elas. E, ao final, fez-se uma síntese analítica das instruções ministradas para indicar a melhor metodologia através do modelo das cinco falhas, que analisa a qualidade da capacitação a partir dos três níveis organizacionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12061
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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