Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11899
Title: | Inteligência emocional: um estudo de caso em alunos do Novotec de uma escola estadual de Franca/SP |
Other Titles: | Emotional intelligence: a case study in Novotec students from a public school in Franca/SP |
Authors: | RAMOS, Beatriz Fátima SILVA, Natan Gabriel de Souza ALMEIDA, Mariana Severino de SOUZA, Maria Isabel Moreira de |
Advisor: | FERREIRA, Bruna Sousa |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Inteligência emocional;Estatística para inteligência artificial |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | 046 |
Citation: | RAMOS, Beatriz Fátima; SILVA, Natan Gabriel de Souza; ALMEIDA, Mariana Severino de; SOUZA, Maria Isabel Moreira de. Inteligência emocional: um estudo de caso em alunos do Novotec de um escola estadual de Franca/SP, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2022. |
Abstract: | A Inteligência Emocional é considerada um conjunto de habilidades que possibilita e maximiza a capacidade de construir uma vida mais social e ativa. Segundo Goleman (2011), a inteligência emocional é constituída por cinco pilares, são eles: Autoconsciência; Autorregulação; Automotivação; Empatia e Habilidades sociais. Esse artigo apresenta a definição do que é inteligência emocional e a importância do seu desenvolvimento no ambiente escolar para os adolescentes. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasamento do tema, a fim de descrever o objeto do estudo, foi feito o estudo de caso em uma escola estadual, em onde foram aplicados os questionários para análise da situação da IE nas escolas. No entanto, notou-se que capacidade adequada de gerir as emoções orienta a inteligência emocional do estudante, tanto nas relações inter quanto intra pessoais, sendo peça fundamental para alcançar o sucesso, não só nas instituições de ensino, mas também os aspectos sociais e pessoais. Palavras-chave: Inteligência emocional; Competências Socioemocionais; Adolescência; Escola; Inteligências Múltiplas. |
Description: | Emotional Intelligence is considered a set of skills that enables and maximizes the ability to build a more social and active life. According to Goleman (2011), emotional intelligence consists of five pillars, namely: Self-awareness; Self-regulation; Self motivation; Empathy and Social Skills. This article presents the definition of emotional intelligence and the importance of its development in the school environment for adolescents. As a methodology, a bibliographic research was carried out to base the theme, in order to describe the object of the study, a case study was carried out in a state school, where questionnaires were applied to analyze the situation of EI in schools. However, it was noted that adequate ability to manage emotions guides the student's emotional intelligence, both in inter and intra personal relationships, being a fundamental piece to achieve success, not only in educational institutions, but also in social and personal aspects. Keywords: Emotional intelligence; Socioemotional Skills; Adolescence; School; Multiple Intelligences. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11899 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE PUBLICAÇÃO - INTELIGENCIA EMOCIONAL.pdf | 496.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.