Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11605
Título: Suporte emergencial à vida na Etec de Cidade Tiradentes
Título(s) alternativo(s): Emergency Support to Life at Etec of Cidade Tiradentes
Autor(es): MIRANDA, Antônio A. de S.
MESSIAS, Beatriz Batista
CASALI, Claudemir
RODRIGUES, Marcelo
SILVA, Patrícia Carla
Orientador(es): LOPES, Bruno Felipe Marangoni
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ambiente escolar
Data do documento: Dez-2022
Editor: 199
Referência Bibliográfica: MIRANDA, Antônio A. de S. MESSIAS, Beatriz Batista. CASALI, Claudemir. RODRIGUES, Marcelo. SILVA, Patrícia Carla. Suporte emergencial à vida na Etec de Cidade Tiradentes, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2022
Resumo: A vida é um bem imensurável, um conjunto de células tão pequenas que compõem um corpo em sua imensidão, mas ainda cheia de mistérios, e esta por sua vez apresenta um ciclo aonde nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. Quando acometido de alguma enfermidade é necessário observar e desprender todo o cuidado para que não se torne grave e venha levar o corpo a morte. Por isso, em milhares de anos a vida é venerada e também estudada para que seu tempo se prolongue. Em alguns casos, o corpo passa por uma disfunção e necessita de uma atenção. O Suporte Emergencial de Vida é uma forma de socorrer uma pessoa quando ela estiver com sua saúde em risco, podendo amenizar e até salvar a vítima com manobras que são de fáceis aplicações e garantem 90% de eficiência. Neste caso deve ser aplicada com seriedade no dia a dia da rotina escolar. Alunos se entregam para o estudo e pagam um preço para estarem em suas escolas, ocasionalmente um aluno pode estar indisposto e vir a necessitar de ajuda na instituição. Nesse momento, é notado a falta de conhecimento em socorrer o indivíduo e de prestar os primeiros socorros de forma correta e adequada. Esse despreparo se dá a falta de investimento em treinamento para os profissionais existentes na escola. Treinamento este que pode ser aplicado pelos profissionais que já atuam na área de Atendimento Pré- Hospitalar, parceiros ou até mesmo alunos presentes na escola que dominem esse conhecimento e sem custo para este projeto, com expectativas de multiplicar para as demais unidades do Centro Paula Souza, preparando todos com treinamentos práticos de curta duração, mas com intensidade maior em seus períodos. Esta obrigação de conhecimento em Primeiros Socorros já existe através da lei Lucas (Lei n°13722/18), aplicada em colégios de todas as faixas etárias de idade e de compromisso público ou particular. Esta obrigação raramente é cumprida e se torna esquecida no cotidiano. A proposta é fortalecer os treinamentos em três vezes por ano, treinando 100% do quadro de funcionários incluindo as empresas terceirizadas presentes no prédio. Quando existe o conhecimento, a forma de encarar uma enfermidade muda e qualquer um se sente mais seguro e habilitado para executar o primeiro atendimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11605
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seg_2022_2_antonio_sevnaeteccidadetiradentes.pdf.pdf
  Restricted Access
2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.