Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11589
Título: Creme repelente a base de óleo essencial de a. indica e c. citratus
Título(s) alternativo(s): Repellent cream based on A essential oil from a. Indicates and c. citratus
Autor(es): FRANCA, André
SILVA, Vanessa Landim da
CASTRO, Rosimeire Torquato de
SILVA, Rodrigo Aparecido da
BARBOSA, Paulo Henrique Vicente
Orientador(es): CAMARGO, Alberto Aparecido de
SANTOS, Marconi da Cruz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Creme;Óleos essenciais;Capim limão;Repelentes
Data do documento: Dez-2022
Editor: 199
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Paulo Henrique Vicente. SILVA, Rodrigo Aparecido da. CASTRO, Rosimeire Torquato de. SILVA, Vanessa Landim da. FRANCA, André. Creme repelente a base de óleo essencial de a. indica e c. citratus, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022
Resumo: Repelentes à base de plantas têm sido usados por gerações na prática tradicional como medida de proteção pessoal contra mosquitos que procuram hospedeiros. O conhecimento de plantas repelentes tradicionais obtido por meio de estudos etnobotânicos é um recurso valioso para o desenvolvimento de novos produtos naturais. Recentemente, produtos repelentes comerciais contendo ingredientes à base de plantas ganharam crescente popularidade entre os consumidores, pois são comumente percebidos como “seguros” em comparação com repelentes sintéticos há muito estabelecidos, embora isso às vezes seja um equívoco. Nesse sentido, faz-se necessário mais estudos e pesquisas para avaliar novos compostos repelentes e desenvolver produtos que ofereçam alta repelência e boa segurança aos consumidores. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um creme repelente a base de óleos essenciais de capim limão (C. CITRATUS) e Neem (A. INDICA). A base para o creme foi o polawax, que oferece compatibilidade com os óleos essências, que apresentou pH dentro da faixa fisiológica da pele, boa viscosidade e aderência à pele. Testes preliminares indicam boa atividade repelente frente a insetos, necessitando de testes adicionais e com espécies selecionadas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11589
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2022_2_paulohenrique_cremerepelente.pdf
  Restricted Access
971.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.