Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11454
Título: Hortomação: sistema de automação de horta utilizando IoT em parceria com escola estadual
Título(s) alternativo(s): Hortomação: vegetable garden automation system using IoT in partnership with state school
Autor(es): RIBEIRO, Marcos Maciel de Abreu
VALLE JUNIOR, Osvair
Orientador(es): MARTINS, Cristiano Pires
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Desenvolvimento de software;Hortas
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: 171
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, M. M. A.; VALLE JUNIOR, O.; MARTINS, C. P. Hortomação: sistema de automação de horta utilizando IoT em parceria com escola estadual. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de orientar os alunos da escola EE Dom Artur Horsthuis a automatizar a horta da instituição, pelo motivo de a escola não ser aberta em finais de semana, impossiblitando assim, o canteiro de ser regado pelos alunos. Pensando nisso, foi firmada uma parceira entre a Fatec Jales e a escola estadual para desenvolver uma solução que proporcionasse aos alunos noções de automação, programação e IoT (Internet of Things). Para a solução foram utilizados o microcontrolador ESP32, sensores e um atuador para que a irrigação funcionasse automaticamente por intermédio de um aplicativo mobile. O usuário pode acompanhar em tempo real a umidade do solo da horta através do acesso a uma listagem sobre o histórico da irrigação e uma tela com as opções de ligar e desligar a irrigação. Os estudantes da Fatec Jales foram instruídos a estudar sobre as tecnologias envolvidas e depois compartilhar com os alunos da escola através de encontros periódicos. O projeto atingiu os objetivos, pois além dos conceitos compartilhados, foi desenvolvido o aplicativo e o sistema de automação com o ESP32. Os professores de ambas instituições acompanharam cada fase do processo e todos compartilharam e receberam novos conceitos, o que aproximou também o ensino superior da comunidade.
The present paper aims to guide the students of EE Dom Artur Horsthuis school to automate the institution's vegetable garden, because the school is not open on weekends, thereby making it impossible for the flowerbed to be watered by the students. Bearing that in mind, a partnership was signed between Fatec Jales and the state school to develop a solution that would provide students with notions of automation, programming and IoT (Internet of Things). As a solution, the ESP32 microcontroller, sensors and an actuator were used for the irrigation to work automatically through a mobile application. The user can monitor the soil moisture in the garden in real time through access to a listing on the irrigation history and a screen with the options to turn irrigation on and off. Fatec Jales students were instructed to study about the involved technologies and then share with the school's students through periodic meetings. The project achieved its objectives, as in addition to the shared concepts, the application and the automation system were developed with ESP32. Professors from both institutions accompanied each phase of the process and all shared and received new concepts, which brings higher education closer to the community.
Descrição: Artigo apresentado no VI Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2022, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11454
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.