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dc.contributor.advisorVENTURA, Acácia de Fátimapt.br
dc.contributor.authorDIONISIA, Jociele Lousano
dc.contributor.otherVENDEMIATTI, Aloísio Danielpt.br
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Raul Paiva dept.br
dc.date.accessioned2017-08-21T22:20:35Z
dc.date.available2017-08-21T22:20:35Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.identifier.citationDIONISIA, Jociele Lousano. Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisia cerebral, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1144
dc.description.abstractO presente texto conceitua um estudo de caso com jovens de 10 a 20 anos com algum tipo de paralisia cerebral que frequentam a APAE da cidade de Americana, onde foi observado como o exergame estimulava as crianças de diferentes formas. O problema levantado foi que as crianças que frequentam a instituição e são portadoras de paralisia cerebral têm dificuldades e desinteresse pela prática de atividades físicas convencionais. O objetivo foi analisar a importância do exergame para a motivação de práticas de exercícios físicos em crianças com paralisia cerebral, visando compreender o interesse que o jogo desperta. Utilizou-se a pesquisa básica, aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, explicativa, indutiva e estudo de casos. Exergame são exercícios físicos praticados através de videogames com sensores de movimentos conhecidos como Kinect. Os jogos utilizados para a observação foram o futebol, o vôlei do Kinect sports e o Just dance 4 que tiveram uma ótima aceitação pelas crianças, que vibravam e queriam participar ativamente. A conclusão que se chega é que os exercícios físicos feitos através do exergame são eficientes e produtivos, pois as crianças e os jovens ficaram motivados e foram participativos por ser uma atividade dinâmica e a música despertou interesse desenvolvendo os aspectos motor, cognitivo, afetivo, emocional e criativo. Infelizmente, o ponto negativo desse estudo foi observar que os cadeirantes, apesar de estarem empolgados com seus amigos participantes, não puderam participar, pois o Kinect era incapaz de captar os seus movimentos impossibilitando a participação dos mesmos durante os estudos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformática - medicinapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleExergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisia cerebralpt_BR
dc.title.alternativeExergame: interaction between games and children with cerebral paralisypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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