Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1126
Título: Problemas encontrados na importação de fios de poliéster
Título(s) alternativo(s): Problems encountered in importing polyester yarn
Autor(es): LOLATO, Leonardo Carrion
Orientador(es): FAÉ, Carlos Frederico
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
CRUZ, Maria Alice Ximenes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Importação
Data do documento: 1-Dez-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: LOLATO, Leonardo Carrion. Problemas encontrados na importação de fios de poliéster, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: O presente trabalho visa esclarecer e auxiliar os profissionais que atuam na área têxtil e realizam transações comerciais de importação de fio de poliéster, de forma que fiquem expressas todas as etapas encontradas neste processo comercial. No capítulo inicial buscou-se apresentar os sistemas de comércio exterior, ou seja, os principais órgãos gestores do setor, todas as credenciais que a empresa interessada neste tipo de comercio deve ter para poder realizar uma importação, como o SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), que une o SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), o BACEN (Banco Central do Brasil) e a RFB (Receita Federal do Brasil), além do RADAR (Registro da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) que toda empresa deve conter para realizar importação e o REI (Registro de Exportadores e Importadores). Também buscou-se apresentar os canais de parametrização. No segundo capítulo, será passado aos profissionais que atuam no meio do comércio de importação, como funcionam os sistemas de classificação de mercadorias, desde o SH (Sistema Harmonizado) até sua mudança para NCM (Nomenclatura de Comércio do MERCOSUL) e a significância de cada número do código. Serão evidenciadas possíveis mudanças que podem ocorrer no código de NCM. Também se apresentará como ocorrem as punições em caso de erro de classificação de mercadoria e como é feito o cálculo deste. E, por fim, será apresentada a pesquisa realizada em campo, onde foram entrevistados nove profissionais que atuam na área têxtil e realizam importações do fio de poliéster, de forma que evidenciaremos as principais causas descritas por eles no momento de realizar uma importação e, em seguida, apresentaremos sugestões para evitar estes problemas e, caso venham a acontecer, como as empresas devem agir.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1126
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20142S_LOLATOLaonardoCarrion_CD1972.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.