Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11230
Título: Logística reversa de resíduos sólidos: software HarmReverter
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics of solid waste: HarmReverter software
Autor(es): FIGUEIREDO, Elisangela Aparecida de
Orientador(es): TALON, Anderson Francisco
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Banco de dados;Logística reversa;Softwares;Resíduos residenciais;Reciclagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Editor: 196
Referência Bibliográfica: FIGUEIREDO, Elisangela Aparecida de. Logística reversa de resíduos sólidos: software HarmReverter. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2022.
Resumo: Buscou-se dar continuidade à resolução de um problema social, o descarte inapropriado de resíduos sólidos provenientes de produtos inutilizados, por meio do aprimoramento do software HarmReverter. Estudos evidenciaram que o planeta Terra sofre com o acúmulo de lixo. A proposta deste trabalho foi desenvolver um software que funciona como um mediador entre cidadãos e empresas sobre resíduos sólidos. Visando despertar nas pessoas o desejo de contribuir de forma dinâmica e sustentável para o bem-estar do ambiente social. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo voltada ao conhecimento sobre o tema aqui tratado e a disponibilidade para sua efetividade, aplicada inicialmente aos alunos do curso de Redes de Computadores da Fatec Bauru e, posteriormente, estendida ao público das redes sociais virtuais em geral. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes não sabe o que é logística reversa de resíduos sólidos e, dos que sabem, a maioria não conhece empresas que realizam o procedimento. Percebeu-se também que em maior porcentagem o público-alvo tem interesse em praticar a coleta seletiva de forma a contribuir com a sustentabilidade. O produto HarmReverter é digital e propõe resultados físicos, no sentido de promover um meio para um ecossistema melhor para todos, começando dentro de cada casa. Como proposta inicial e objetivos, foi implementado um sistema de cadastro e banco de dados para coleta de informações dos tipos de descartes de resíduos sólidos em geral. As informações ficam disponíveis e acessíveis para as empresas, clientes finais, ONGs e cooperativas de reciclagem.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11230
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
redesdecomputadores_2022_2_elisangelafigueiredo_logisiticareversaderesiduossolidos.pdf
  Restricted Access
750.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.