Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11205
Title: User Experience Design aplicado a ambientes virtuais de aprendizagem: um novo jeito de aprender
Other Titles: User Experience Design applied to virtual learning environments: a new way to learn
Authors: SANTANA, Rodrigo Silva
Advisor: GREGÓRIO, Jorge Luís
type of document: Artigo científico
Keywords: Desenvolvimento de software;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 22-Jun-2020
Publisher: 171
Citation: SANTANA, R. S.; GREGÓRIO, J. L. User Experience Design aplicado a ambientes virtuais de aprendizagem: um novo jeito de aprender. 2022. Artigo de Graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2022. Artigo apresentado na IV Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2022, Jales-SP.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos de experiência do usuário presentes em ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em vista o aumento no fluxo de utilização dessas plataformas em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Nesse contexto, alunos e professores das escolas e faculdades tiveram que se adaptar as aulas remotas, usando ferramentas digitais para darem continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, foi elaborado uma pesquisa para coletar respostas de docentes e discentes da Fatec Jales e da Etec Jales, cosiderando suas experiências em ambientes virtuais de aprendizagem. Concluiu-se que a aplicação dessas plataformas durante as aulas se mostrou satisfatória tanto para alunos quanto para professores, mostrando assim que elas podem ser utilizadas como ferramentas de apoio para as atividades pedagógicas.
The present paper aims to analyze the elements of User Experience Design presented in virtual learning environments, by taking into consideration the increase in the flow of using these tools due to the Coronavirus pandemic. In this context, students and teachers in schools and colleges had to adapt to remote classes, using digital tools to continue the teaching and learning processes. Therefore, a survey was delivered to teachers and students from Fatec Jales and Etec Jales, considering their experiences in virtual learning environments. The application of these platforms as support tools were considered to be successful for both groups, thus showing that they can be used as support tools for pedagogical activities.
Description: Artigo apresentado na IV Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2022, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11205
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.